MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de abril de 2012

Empresas lucram com produtos personalizados para casamentos


Interessante do mercado é que é possível começar com baixo investimento.
Tácia Duarte faz bonequinhos vestidos de noivos para enfeitar os bolos.

Do PEGN TV

O setor de eventos e festas de casamento está aquecido no país. E casar, agora, está na moda. Pequenas empresas lucram no mercado de casamentos com serviços e produtos personalizados.
A empresária Tácia Duarte aposta no setor de casamentos desde 2009. Ela faz bonequinhos vestidos de noivos para enfeitar os bolos. Tácia é uma empreendedora individual e trabalha em um atelier com a ajuda da mãe.

O interessante do mercado é que é possível começar com baixo investimento. Com R$ 10 mil dá para montar uma estrutura pequena e comprar material para confecção dos primeiros noivinhos: a partir daí o que vale é o talento e a criatividade.

Tácia oferece dois modelos de enfeites: a caricatura do casal - bonecos com formas exageradas - ou uma miniatura fiel aos noivos. Para chegar a essa perfeição. Tacia optou por um material diferenciado. No lugar do biscuit, usado pela maioria dos artesãos, ela prefere a cerâmica plástica. Depois de moldadas, as peças ficam meia hora no forno.
Só então recebem os retoques finais. A empresária faz mais de 10 noivinhos por mês. “A gente senta e vê da melhor forma como que pode trazer a ideia deles para ficar um momento bonito no casamento, para depois eles guardarem de recordação”, afirma a empresária.
Os preços dos bonequinhos variam conforme o modelo. O estilo caricatura custa R$ 350. A mini escultura do casal sobe para R$ 1,3 mil.

A empresária também faz estruturas artificiais de bolos. E aluga só para a decoração da festa. Com isso, o faturamento da empresa chega a R$ 10 mil por mês.

“Desde que eu comecei, a gente conseguiu dobrar a lucratividade e daqui para frente espero conseguir crescer mais e poder contratar mais gente para continuar esse trabalho, fazendo a alegria dos noivos”, diz Tácia.
E se depender da vontade do brasileiro de subir ao altar, o mercado deve crescer ainda mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), quase um milhão de pessoas se casaram em 2010. E só no ano passado, o mercado movimentou R$ 11 bilhões, de acordo com a Expo Noivas, a maior feira de casamentos do país. O casamento é um mercado bem lucrativo para os pequenos empresários. E agora a moda é o diferencial: quanto mais personalizado, melhor.
E é exatamente isso que fazem os empresários Felipe Nascimento e Patrícia Mingues. O investimento para começar o negócio foi baixo: apenas R$ 10 mil. A empresa funciona em São Caetano Do Sul, no ABC paulista. O casal organiza toda a festa. E a ideia surgiu com a produção do casamento deles.
“Nos ficamos noivos e ao planejar as coisas para o nosso casamento, a gente foi vendo que a gente poderia agregar muito nesse mercado. A gente foi estruturando a nossa empresa”, conta Patrícia.
Eles personalizam a festa de casamento de todas as maneiras. Fazem lembrancinhas com mais de 40 tipos de produtos, com fotos dos noivos. Em um pequeno escritório, a equipe monta um vídeo com a história do casal.
“Eles passam para nós o roteiro e nós fazemos toda a parte de animação com as caricaturas deles”, diz Nascimento.
Rodrigo da Silva é um dos clientes. Ele vai se casar e já contratou a empresa para produzir o vídeo. “Vi que seria uma coisa diferente para o nosso casamento que ficaria na memória de todos”, revela.
A empresa cobra R$ 2 mil por vídeo. O faturamento médio é de R$ 10 mil.
No casamento de Janaína e Luiz Renato, tudo foi personalizado. Os produtos oferecidos pelos empresários Felipe e Patrícia viraram um sucesso. Entre os serviços preferidos estava o de caricaturas.
Diversão para os convidados e alegria dos noivos. “Cada detalhe do casamento é muito especial. E assim, personalizar, ver a nossa cara em cada coisinha é bem gostoso”, diz Janaína.

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