MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Em Goiás, ONG vira especialista na preservação de árvores nativas


A preservação do meio ambiente ganha cada vez mais espaço.
Muita gente está interessada em recuperar áreas degradadas.

Do Globo Rural
A paisagem do Planalto Central brasileiro é um convite para quem gosta de turismo de aventura. São cachoeiras, serras e árvores, muitas árvores para escalar, uma tendência que ganhou força de uns tempos pra cá.
Fabiano Dorta, fazendeiro e agrônomo que explora o turismo, desta vez não se prepara para nenhuma aventura. A missão dele vai ser escalar buritis na fazenda em Cocalzinho, região central de Goiás, para coletar algo precioso nesta época do ano: os cachos de coco de buriti para a produção de sementes.
O trabalho exige cuidado e muita técnica na hora de fazer a escalada. Pelas imagens feitas do alto, dá para ter noção da dificuldade para fazer a coleta.
O facão vai amarrado na corda e depois de alguns golpes certeiros o cacho lotado de cocos é cortado e desce pendurado pela corda até o chão. Aí entra em cena o pessoal do serviço pesado, que tem a missão de levar a carga até o trator.
O buriti é um indicador de água, onde tem a palmeira é sinal de que tem algum riacho por perto.
Antonio Fernandes é do Clube da Semente, uma ONG que garimpa genética de árvores nativas em todo o Brasil. Ele analisa os cocos de buriti e diz que estão no ponto ideal de colheita.
Depois da coleta, a semente ainda percorre um logo caminho antes de ficar pronta para o plantio.
A sede do Clube da Semente em Alexânia, município próximo de Brasília, é um lugar cercado de plantas do mais diferentes ecossistemas brasileiro. Maritacas matam a fome comendo frutos nas árvores.
O clube foi fundado há 21 anos e faz o beneficiamento do material coletado na floresta. Cada variedade recebe um tratamento diferenciado.
Depois de beneficiada e passar por uma seleção, as sementes são armazenadas em um depósito. As formas, tamanhos e cores dão uma noção de como é rica a nossa flora.
Além da venda o que ajuda a manter o clube são os associados e empresas que usam o material para fazer campanhas.
Árvores de todos os cantos do Brasil são catalogadas e têm o desempenho acompanhado. O paricá da Amazônia é uma das espécies indicadas pelo clube para o plantio comercial. Com oito anos já atinge 40 centímetros de diâmetro e 15 metros de altura.
O trabalho do clube já dá frutos. Itamar Peixoto começou a usar sementes e mudas de árvores desde a fundação da ONG e hoje a reserva de mata ocupa 40% dos 180 hectares que tem em um hotel fazenda.
Para conhecer mais o trabalho do Clube da Semente acesse o site:
www.clubedasemente.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário