MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dois mil avicultores do Rio Grande do Sul têm pagamentos atrasados


Avicultores ligados à Doux Frangosul temem a paralisação da empresa.
No estado, cerca de dois mil criadores estão com os aviários vazios.

Do Globo Rural

Avicultores ligados à Doux Frangosul estão preocupados com a suspensão das atividades da empresa. Só no Rio Grande do Sul, mais de dois mil criadores estão com os pagamentos atrasados.
Um aviário do município de Estrela, no Rio Grande do Sul, tem capacidade para 28 mil frangos, mas está vazio. Por falta de pagamento, o criador Romaldo Schneider parou de alojar os animais. A dívida da empresa com o produtor é de R$ 33 mil. Ele teme não receber tão cedo essa quantia. “Eu acho que eles não vão conseguir pagar todo mundo. Pelo menos, se eles pagassem um ou dois lotes para o pessoal continuar de novo. Depois vamos ver o que vai dar com o resto”.
O criador Celso Birck tem quatro lotes em atraso. Os galpões que antes alojavam 20 mil frangos estão sem utilidade. Há quatro meses, ele também suspendeu o alojamento das aves. “A gente, ao princípio, é quem menos sabe. Se for para o nosso bem, que a gente ganhe o que tiver que ganhar, porque sem receber não dá”.
O Rio Grande do Sul tem 2.500 produtores ligados à indústria, que estão com os pagamentos atrasados. A crise afeta, principalmente, os avicultores.
A unidade da Doux Frangosul em Passo Fundo está com atividades suspensas desde a última segunda-feira. Os cerca de 1.500 funcionários entraram em férias coletivas. Segundo o sindicato dos trabalhadores na alimentação, a empresa entrou em contato com eles e garantiu que vai pagar todos os empregados e que não haverá demissões.
No estado, cerca de dois mil criadores estão com os aviários vazios. Segundo a Federação dos Trabalhadores Familiares, eles só vão voltar a alojar aves depois que a situação for definida. O Globo Rural tentou entrar em contato com a direção da empresa, mas ninguém quis dar entrevista.
De acordo com a Associação Gaúcha de Criadores de Suínos, a Doux Frangosul pagou, esta semana, as dívidas com os criadores ligados à entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário