MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Dilma embarca neste domingo para encontro com Obama nos EUA


Presidente retribui visita do norte-americano ao Brasil, em março de 2011.
Temas econômicos e de comércio devem predominar na agenda da visita.

Do G1, em Brasília
Dilma e Obama brindam em almoço no Palácio do Itamaraty durante a visita do presidente dos EUA ao Brasil, em março de 2011 (Foto: Roberto Stuckert / PR)Dilma e Obama brindam em almoço no Palácio do
Itamaraty durante a visita do presidente dos EUA
ao Brasil, em março de 2011 (Foto: Roberto
Stuckert / PR)
A presidente Dilma Rousseff embarca na manhã deste domingo (8) para  visita oficial aos EUA, onde terá uma reunião com o presidente Barack Obama, participará de encontros com empresários norte-americanos e visitará duas universidades. Com a viagem, Dilma retribui a visita de Obama ao Brasil, em março de 2011.
A partida de Dilma está prevista para as 9h, da Base Aérea de Brasília, e a chegada a Washington, para as 17h (16h pelo horário brasileiro). Logo após a chegada, a presidente se reúne com empresários brasileiros. Fazem parte da comitiva presidencial os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota; da Educação, Aloizio Mercadante; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e da Secretaria Comunicações, Helena Chagas.
Na segunda-feira, o primeiro compromisso da presidente será uma reunião com Obama, na Casa Branca. De acordo com o Itamaraty, devem predominar no encontro temas relacionados a comércio, educação e agendas regional e global.
Após a reunião, o presidente norte-americano oferecerá um almoço à colega brasileira. À tarde, Dilma participará do encerramento do Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários e do seminário “Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI”. Depois, ela terá um encontro com empresários norte-americanos.
Na terça (10), a presidente visitará o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge (Massachusetts), e a Universidade de Harvard, em Boston. Ela vai se encontrar com acadêmicos, pesquisadores e bolsistas brasileiros do programa Ciência sem Fronteiras e com o governador de Massachusetts, Deval Patrick.
Dilma deverá levar aos EUA o discurso que vem reiterando sobre a crise internacional. Ela chegou a chamar de “tsunami monetário" as políticas de proteção dos países ricos, que injetam dólares em diversos mercados e reduzem a cotação do dólar frente às moedas locais. Com isso, as exportações ficam prejudicadas, o que tem acontecido no Brasil.
Veja ao lado entrevista do embaixador  dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, sobre a visita de Dilma
"A crise econômica internacional e coordenação Brasil-EUA  no G-20 terão destaque na conversa entre os presidentes", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes.
Segundo o embaixador, Dilma também vai  "reiterar o compromisso" do Brasil em relação à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil pleiteia uma vaga de membro permanente do conselho.
Comércio exterior
De acordo com o porta-voz do Itamaraty, Brasil e Estados Unidos negociam "entendimentos" nas áreas de aviação e comunicações.
Nunes informou que os EUA reconhecerão a cachaça como produto tipicamente brasileiro, o que, segundo ele, deve facilitar a exportação do produto ao país.
O embaixador disse também que o Brasil monitora os debates sobre a nova legislação americana para a agricultura. "O Brasil acompanha atentamente a discussão da nova lei agrícola nos EUA, que pode impactar as exportações brasileiras", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário