MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Defensoria Pública de Sergipe vai disponibilizar exame gratuito de DNA


A ação faz parte do projeto ‘Ser Pai é Legal’.
‘O processo de reconhecimento ficará mais rápido’, diz defensor geral.

Do G1 SE

A Defensoria Pública de Sergipe lança nesta terça-feira (03) um projeto inédito no Estado para o reconhecimento de paternidade. A ação intitulada ‘Ser Pai é Legal’ tem como principal objetivo disponibilizar exame gratuito de DNA.
De acordo com o defensor geral, Raimundo Veiga, o exame de DNA só é feito após uma ação de investigação de paternidade. “Para comprovar a paternidade, a mãe tem que recorrer à justiça através de uma ação de investigação de paternidade. Com o projeto, o exame passa a ser feito com mais rapidez sem precisar de uma ação judicial e o resultado sai em média com trinta dias. Se o laudo for positivo, o defensor público poderá propor um acordo que englobará alimentos e a regulamentação de visitas de forma consensual entre as partes, seguindo apenas para a homologação”, esclareceu.
Serão disponibilizados ao ano 500 exames gratuitos, sendo 450 na modalidade Trio (mãe + suposto filho + suposto pai) e 50 Duo (suposto filho + suposto pai). “Os exames serão feitos de acordo com a demanda e o resultado fica pronto em média com trinta dias após a coleta. A empresa contratada foi a Biocod Excelência em Genética, que tem sede em Belo Horizonte, ficando a coleta de responsabilidade do Laboratório Labohef, localizado em Aracaju", adiantou a psicóloga do Ciaps, Syrlene Besouchet.
Uma central de conciliação será implantada para atender a população. "Iremos disponibilizar uma equipe multidisciplinar composta por defensores públicos, psicólogos e outros profissionais. Com essa ação, iremos desobstruir o judiciário e as partes terão seus conflitos solucionados com maior celeridade", ressaltou Raimundo Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário