MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Custo de produção e preço baixo desestimulam cultivo do trigo


Cereal está perdendo espaço entre as culturas de inverno no Paraná.
Em todos o estado, a redução da safra deve ser em torno de 17%.

Do Globo Rural

Na propriedade dos irmãos Peruzzi, em Cambé, norte do Paraná, as máquinas já estão no campo para o plantio do trigo, mas o clima é de cautela.
Além de reduzir em 20% a área plantada nesta safra, eles também não trataram as sementes, como de costume. “Deixamos de aplicar fungicida e inseticida no tratamento da semente”.
Na fazenda de Gelvani e Sérgio Amano, o trato foi mais caprichado, mas o trigo também perdeu espaço. A área foi reduzida de 300 para 100 hectares e o milho vai ser a principal cultura de inverno.
Esta é uma tendência em todo o Paraná que está semeando menos trigo. Na comparação com a safra passada, a área plantada dever ser reduzida em 17%, segundo dados da Secretaria de Agricultura do estado do Paraná.
O que fez os produtores reduzirem a área foi o preço do trigo. Esta semana, a saca foi vendida por R$ 24,50, valor que, segundo os produtores, não cobre os custos de produção. "O produtor precisa que o valor mínimo seja reavaliado e cumprido", explica a agricultora Gelvani Amano.
Atualmente, o preço mínimo estabelecido pelo governo para a saca de trigo tipo pão é de R$ 28,62.

Nenhum comentário:

Postar um comentário