MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Crédito agrícola poderá financiar investimento em telecomunicação


Segundo Paulo Bernardo, assunto é discutido com Ministério da Agricultura.
Investimentos estão ligados a projeto de telefonia móvel rural.

Fábio Amato Do G1, em Brasília

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (17) que negocia com o Ministério da Agricultura a possibilidade de os produtores rurais incluírem a compra de equipamentos de telecomunicação nos programas de financiamento agrícola, inclusive o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Em junho, o governo deve leiloar a faixa de frequência de 450 MHz, que será usada para oferta de telefonia móvel rural. O financiamento servirá para que os produtores rurais possam adquirir equipamentos para usar o serviço em suas propriedades.
Bernardo disse ainda que o Banco do Brasil pode financiar parte dos investimentos que serão feitos pela empresa que vencer a licitação para a prestação do serviço de telefonia móvel rural.
Concorrência
O ministro afirmou que recebeu de mais de uma empresa sinalização de interesse na licitação da faixa de 450 MHz.

“A minha opinião é que vai ter concorrência no [leilão da faixa de] 450 Mhz. Recebemos sinalização de mais de uma empresa que vai concorrer”, disse o ministro após participar do Encontro Telesíntese, em Brasília.

Empresas do setor de telecomunicação apontaram problemas na edital de licitação, o que levou o governo a temer ausência de interessados em prestar o serviço de telefonia móvel rural. Tanto que o edital prevê que, no caso de não haver proposta para a faixa de 450 MHz, o serviço ficará sob responsabilidade das empresas que arrematarem a faixa de 2,3 GHz, que será usada na chamada telefonia 4G (quarta geração).

O leilão das duas faixas de frequência está programado para acontecer no início de junho. Segundo o ministro, uma das empresas que demonstraram interesse na faixa de 450 MHz é a sueca NET 1, que já presta esse tipo de serviço na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário