MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Comissão se reúne novamente para tentar acordo sobre divisão dos royaties


Folha Vitória
Folha Vitória
Redação Folha Vitória
Agência CâmaraA Comissão que tenta um acordo entre os estados produtores e não produtores de petróleo para a divisão dos royalties de petróleo se reúne na próxima terça-feira (10). A vice-presidente da Câmara, a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), diz que só vai se reunir com o governo federal quando o relator do grupo, deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentar seu relatório.
Rose afirma que o grupo precisa conhecer as condições apresentadas pelo relator antes de conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “O Espírito Santo não participa de nenhuma reunião na Fazenda antes de conhecer o parecer, somos minoritários mas discutimos esse assunto com muita responsabilidade", afirmou a deputada.
Zarattini deve apresentar seu relatório na terça-feira, data estabelecida para a Comissão finalizar os seus trabalhos. Até o momento estados produtores e não produtores não conseguiram chegar a um consenso. Somente uma proposta apresentada pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) chegou a ser discutida com mais profundidade pelos membros da Comissão.
O Estado sinalizou que a proposta poderia ser aceita, assim como alguns parlamentares de estados não produtores. Mas a bancada do Rio está divida e o governo capixaba disse que não aceita o texto.
A proposta de Garotinho fixa os ganhos do Rio e Espírito Santo de acordo com as receitas de 2011, uma espécie de piso de receitas que seriam corrigidas anualmente pelo IGPM. Para os capixabas, a proposta é interessante, uma vez que o estado obteve uma boa receita em 2011, além disso o estado capixaba não deve manter pelos próximos anos esse ganho.
Já para o Rio a proposta gera grandes perdas, pois o estado ainda não atingiu o ápice da sua produção. O estado está em uma curva ascendente, por isso não aceita fixar seus ganhos em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário