MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Combate ao sedentarismo será tema de ações na Av. Litorânea


Campanha visa prevenir principais causas de morte por doenças crônicas.
Evento será no próximo sábado (14), a partir das 7h.

Do G1 MA

Teste de glicemia é uma das ações previstas na Av. Litorânea (Foto: Biné Morais/O Estado)Teste de glicemia é uma das ações previstas na
Av. Litorânea (Foto: Biné Morais/O Estado)
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Maranhão (SES), a Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Maranhão (SBC/MA) realiza, no próximo sábado (14), a partir das 7 horas, na Avenida Litorânea (Praça do Pescador), a Campanha "Agita Mundo" - como parte das ações de redução da morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares.

Durante toda a manhã serão realizadas aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de altura, peso e circunferência abdominal, orientações nutricionais, seguida de uma caminhada pela avenida.
O Ministério da Saúde (MS) elaborou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. As DCNT são as principais causas de mortes no mundo e tem gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de importantes impactos econômicos.
O objetivo do Plano de Enfrentamento é promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados às doenças crônicas.

Riscos
Os principais fatores de risco para DCNT são o tabaco, a alimentação não saudável, a inatividade física e o consumo nocivo de álcool, responsáveis, em grande parte, pela epidemia de sobrepeso e obesidade, pela elevada prevalência de hipertensão arterial e pelo colesterol alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário