MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Com Cuba, reunião das Américas pode acabar


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Cartagena, Colômbia - O atual "Summit of the Americas", que reúne cerca de 30 líderes das Américas do Norte, Sul e Central, e está se realizando na Colômbia, pode ser o último. Isto porque as lideranças estão enfrentando discordâncias sobre Cuba. Os Estados Unidos continuem firmes em sua posição de não permitir a presença de Cuba em futuras reuniões. A decisão dos Estados Unidos conta com o apoio do Canadá mas é confrontada pela expressiva maioria que quer a inclusão de Cuba.

"Todos os países aqui na América Latina e no Caribe querem que Cuba esteja presente. Mas os Estados Unidos não aceitam", disse o presidente Evo Morales da Bolívia. "É como uma ditadura", disse ele. Morales e outros líderes de esquerda foram insistentes em afirmar que este será o último encontro organizado pela Organização das Nações Unidas ao menos que Cuba seja convidada a participar.

O principal conselheiro internacional da presidente brasileira Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, disse que esta questões podem fazer com que o "summit" termine sem uma declaração final.

Os assistentes do presidente norte-americano Barack Obama explicaram que a posição dos Estados Unidos deve-se à objeção do país contra a falta de democracia do governo cubano. Mas um chefe da administração dos EUA disse que a questão não foi levantada em nenhum dos encontros que Obama teve com líderes da Guatemala, El Salvador, Argentina e Peru.

Os ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Argentina e Uruguai disseram que seus presidentes não assinarão qualquer declaração em conjunto a não ser que EUA e Canadá remoam seu veto à participação cubana em futuros encontros. A questão cubana levou o presidente do Equador, Rafael Correa, a boicotar o summit.

Mesmo governos moderados, como os do Brasil e Colômbia, disseram que não haveria mais summits nas Américas sem a presença da ilha comunista. A administração Obama facilitou de forma expressiva a viagem de famílias para Cuba, mas não retirou o embargo americano à ilha, que já dura 50 anos.

A influência comercial e política norte-americana na América Latina está declinando à medida que a China ultrapassou os EUA como principal parceiro comercial, e muitos analistas acreditam que estes encontros regionais tendem a ser improdutivos e só fariam sentindo se a pauta for constituída de questões substantivas.

"O rótulo 'Américas' não significa muito ao menos que você seja um cartógrafo", disse o analista Adam Isacson, do Washington Office.

Na reunião deste final de semana, Obama foi criticado por alguns líderes por se recusar a abandonar a guerra contra as drogas, que já custou a vida de dezenas de milhares de pessoas e afetou governos, embora ele tenha escutado os argumentos dos outros governantes. "Eu não me importo em debater assuntos como a descriminalização das drogas", disse ele. "Eu pessoalmente não concordo que esta seja a solução para o problema", afirma. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário