MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

'Cidade da saúde' atrai pessoas em busca de exames gratuitos


Evento promovido pela Arquidiocese marca fim da Campanha da Fraternidade.
Projeto teve parceria de universidades e profissionais da saúde.

Do G1 MS

Cidade da Saúde (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)Oliveira fazendo exame de graça na Cidade da Saúde(Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)
A cidade montada nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, especialmente para o Natal, recebeu neste domingo (15) a presença de 205 entidades voluntárias das mais diversas áreas da saúde para levar bem estar de graça à população. O evento, chamado de “Cidade da saúde”, começou às 8 horas e vai até as 18 horas (horário de MS).
Os profissionais orientam as pessoas sobre qualidade de vida, prevenção de doenças, realizam exames sem custos e ainda atendimento veterinário. O evento é organizado pela Arquidiocese de Campo Grande e marca o fim da Campanha da Fraternidade 2012, que teve a saúde como principal tema.
Entre os serviços oferecidos no mutirão de saúde estão medição de glicemia e aferimento de pressão arterial, orientação odontológica, avaliação física e da composição corporal. Também serão realizados coleta de sangue para doadores de medula óssea, exames preventivos de câncer nas mulheres e recolhimento de medicamentos vencidos.
No local também pode ser feita a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS). Também haverá palestras sobre geração de renda, orientações de engenharia civil elétrica, sanitária e agronômica, além de apresentações culturais.
O nome “oficial” do projeto é “Promover Saúde é Promover Vida”. De acordo com a assessoria do evento, não há previsão de quando o projeto acontecerá novamente.
Acessibilidade
O casal Rosilene Graças e Mauro de Oliveira também foi até o evento a procura de saúde. “Eu e minha esposa viemos pra aproveitar as informações sobre saúde e fazer exames de diabetes também. Só espero que eu não sinta dor para furar o dedo”, brinca.
A esposa foi a primeira a fazer o teste e tranquilizou o marido. “Parece uma picada de marimbondo, e é muito rápido”, comenta.
O resultado do exame deles demonstrou taxa de glicose no sangue dentro do normal. O casal também visitou outras atividades da Cidade da Saúde, inclusive uma em que o tema central era a acessibilidade.
Oliveira é portador de deficiência física desde os nove meses de idade e há 20 anos é proprietário de uma loja de equipamentos e prestação de serviços para deficientes físicos e motores. “Trabalho nessa área por influência da minha condição de cadeirante. A gente procura formas de viver bem, com saúde e bem estar dentro das condições que temos”, diz.
Evento foi organizado na "Cidade do Natal", na avenida Afonso Pena (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)Evento foi organizado na "Cidade do Natal", na avenida Afonso Pena (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)
Bem estar
O aposentado Olívio João Ferreira, de 68 anos, disse ao G1 que acordou cedo, pegou transporte coletivo e cruzou a cidade para chegar até o evento. “Acordei 6 horas da manhã, pra chegar a tempo de fazer os exames, porque não é todo dia que a gente tem a oportunidade de fazer tantas consultas no mesmo lugar”, afirma.
O resultado dos exames confirmou a boa saúde de Ferreira. Ele conta que desde pequeno foi acostumado pela mãe a tomar remédios naturais. “Minha mãe só dava remédios caseiros pra mim e para os meus irmãos. E a gente sempre teve saúde boa. Precisei ir ao hospital poucas vezes, pra fazer curativo e tomar remédio pra dor, mas nunca fiquei doente mesmo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário