MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Central de Recicláveis vai beneficiar três mil famílias de catadores no PR


Central de Valorização de Materiais Recicláveis foi inaugurada em Pinhais.
Projeto recebeu investimento de R$ 1,3 milhões de 50 empresas participantes.

Do G1 PR

Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR)  (Foto: Divulgação/Patricia Lion )Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) foi inaugurada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (Foto: Divulgação/Patricia Lion )
A primeira Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) do país foi inaugurada na quinta-feira (12), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto socioambiental resulta da parceria da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afebras) com o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas-PR) e o Instituto Lixo e Cidadania e recebeu investimento de R$ 1,3 milhões das 50 empresas participantes.

O espaço servirá para receber, reciclar e vender embalagens de resíduos sólidos, como garrafas pet, papel, papelão, latas, vidros, entre outros. Vinte e três associações de catadores de material reciclável estão associadas à Central, que irá gerar cerca de 170 empregos. A estimativa é de que três mil famílias de catadores sejam beneficiadas pelo projeto que foi aprovado pelo Ministério Público do Meio Ambiente e pelo Ministério Público do Trabalho para entrar em funcionamento.

A CVMR irá funcionar como ponto de entrega dos materiais recicláveis recolhidos pelos catadores. Primeiro, os materiais serão levados às associações, onde passarão por uma triagem e em seguida, seguirão para a Central que fará a reciclagem e a venda das embalagens. O lucro vai para as famílias dos catadores, por meio das respectivas associações.
Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) em Pinhais (Foto: Divulgação/Patricia Lion)Central receberá materiais coletados que passaram pelas associações. Projeto deve beneficiar três mil famílias (Foto: Divulgação/Patricia Lion)
O presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, comentou na inauguração que o projeto é uma solução para que os pequenos fabricantes de bebidas se adequem às normas federais de reciclagem. A Lei nº 12.305/2010, do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, exige adequação de empresas de todos os estados brasileiros.

O projeto ainda vai oferecer capacitação dos trabalhadores e a supervisão das atividades da CVRM, através da parceria com o Instituto Lixo e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário