MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ceará tem mais de cinco mil casos de dengue registrados em 2012


Pacientes sem atendimento primário são mais sujeitos a complicações.
Crianças devem receber maior atenção, diz infectologista.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

O ceará tem 5.198 casos de dengue em 2012, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará. Quatro pessoas morreram. Para os especialistas, é necessário um cuidado maior com as crianças. Segundo o infectologista, Ivo Castelo Branco, pacientes que não receberam o atendimento primário como deveriam, ficam mais sujeitos a complicações. Ele ensina como o tratamento pode começar em casa.
No começo deste mês, um menino de cinco meses morreu com o diagnóstico de dengue hemorrágica, depois de ter passado por vários hospitais sem que a doença tivesse sido identificada.
Segundo Ivo Castelo Branco, as pessoas que têm crianças com sinais de dengue, devem hidratar corretamente as crianças e dar os remédios conforme os sintomas, como febre e náuseas. “A hidratação deve ser feita pelo peso da criança. Em geral, num cálculo mais ou menos que se faz é 60 ml vezes o peso da criança. Tanto o adulto como a criança, pode receber água, chá, suco, leite. Tudo é líquido”, disse.
Sintomas e tratamento cedo
Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente nas articulações e por trás dos olhos. Começar cedo o tratamento com repouso e bastante líquido evita que o paciente tenha complicações. Mas nem todo mundo consegue o diagnóstico imediato da doença. E no caso das crianças, é preciso dobrar a atenção.
Um erro comum é pensar que a doença foi embora só porque a febre acabou. Mas para os médicos, é exatamente neste momento que a criança precisa ser mais observada, uma vez que dor na barriga, náusea, sensação de desmaio e tosse seca são sinais de alarme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário