MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Catadores de lixo bloqueiam entrada de aterro sanitário no Distrito Federal


Trabalhadores reclamam que máquinas de separação de lixo estão quebradas.
G1 tentou contato com a Quebec Ambiental, mas não teve retorno.

Do G1 DF

Catadores de lixo que trabalham no aterro sanitário da Estrutural, no Distrito Federal, bloquearam na manhã desta terça-feira (17) a entrada de caminhões no lixão. Os trabalhadores reclamam que as máquinas que separam e espalham os resíduos estão quebradas, dificultando a coleta de material.
A empresa Quebec Ambiental é responsável pelos equipamento que espalham o lixo para coleta seletiva no aterro sanitário da Estrutural. O G1 entrou em contato, mas a empresa não retornou as ligações.
  •  
Motoristas de caminhões de lixo não conseguiram entrar no aterro sanitário da Estrutural, no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (17) (Foto: Rafaela Céo/G1)Motoristas de caminhões de lixo foram impedidos de entrar no aterro sanitário da Estrutural, no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (17) (Foto: Rafaela Céo/G1)
Cerca de 100 caminhões aguardam para entrar no aterro. A Polícia Militar está no local para acompanhar a manifestação. Segundo o tenente Luiz Lima, da Polícia Militar, informou que muitos motoristas estão deixando os contêineres nas proximidades do lixão, uma vez que estão impedidos de entrar.

LicitaçãoO Tribunal de Contas do Distrito Federal liberou no dia 29 de abril a licitação para contratação da empresa que vai operar e manter o aterro de resíduos sólidos do Jóquei, na Cidade Estrutural. O processo estava suspenso porque uma das empresas que desejava disputar a concorrência havia protocolado ação no Tribunal de Justiça do DF para garantir sua participação.
De acordo com o Tribunal de Contas, a empresa desistiu da ação. O GDF estima que o valor do novo contrato seja superior a R$ 13 milhões. O processo licitatório do aterro já tinha sido suspenso pelo TC anteriormente por irregularidades no edital, que, segundo o tribunal, foram solucionadas.
Atualmente, a maior parte do lixo produzido no DF é levado para o lixão da Estrutural, que já acumula mais de 30 milhões de toneladas de resíduos. Além disso, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estima que, todos os dias, três toneladas de entulho são retiradas de áreas que não deveriam receber os resíduos.
Por determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões de todo o país devem ser desativados até 2014. A área que vai receber o novo aterro do DF está sendo preparada com o plantio de árvores em seu entorno.
O aterro, que será construído em uma área com tamanho equivalente a 74 campos de futebol, ficará localizado ao lado da estação de tratamento da Caesb em Samambaia. O novo espaço terá solo impermeabilizado para evitar a contaminação e o chorume vai ser tratado.
O projeto do aterro também inclui o aproveitamento do gás metano resultante da decomposição do lixo para produção de energia.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos também determina, até 2014, a implantação da coleta seletiva. A previsão é que 8% do lixo produzido pelo DF sejam reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário