MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Caravana Comida di Buteco dá início a escolha do melhor tira-gosto do AM


Evento gastronômico começa nesta sexta-feira (13) e se estende até 29/04.
Na capital do Amazonas, a edição 2012 reúne 17 botecos.

Piero Caíque Do G1 AM
Coração de frango com farofa de pimenta concorre ao melhor prato de Manaus  (Foto: Divulgação)Coração de frango com farofa de pimenta concorre
ao melhor prato de Manaus (Foto: Divulgação)
Este é o segundo ano em que os botequeiros manauaras de plantão têm a oportunidade de eleger o melhor tira-gosto da cidade por meio do concurso 'Comida di Buteco', criado na cidade de Belo Horizonte, em 2000. O evento pretende estimular novos comportamentos e fomentar a sustentabilidade dos estabelecimentos nos oito Estados por onde passa.

Sem temer quaisquer superstições, o concurso dará seu ponta pé inicial nesta sexta-feira (13), simultaneamente em 15 cidades em todo o Brasil, reunindo cerca de 400 botecos. Em Manaus, a edição 2012 reúne 17 botecos.

Além da capital amazonense, o concurso é realizado em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), além de Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG). Somente a cidade de São Paulo, que participa pela primeiro vez do evento, recebe o concurso no dia 1º de junho.
Petiscos de camarão, caranguejo e mexilhão (Foto: Divulgação)Petiscos de camarão, caranguejo e mexilhão (Foto: Divulgação)
Participação
Para entrar no concurso os botecos participantes não precisam pagar taxa de inscrição e os estabelecimentos são previamente escolhidos pelo gastrônomo, especialista em culinária de raiz, Eduardo Maya, idealizador do projeto 'Comida di Buteco'. Segundo Cristina Schirmer, coordenadora nacional do concurso, Maya visita cerca de mil botecos por ano, e convida os melhores para competição.

"O concurso seleciona os melhores e faz um ranking em todas as cidades. O mais interessante é descobrir os sabores de cada região e fazer com que os botecos não tenham o cardápio engessado, precisamos sempre criar e incentivar mudanças no atendimento e na higiene dos locais", conta.

Para o coordenador regional, Mauro Souza, o projeto traz muitos benefícios para a capital amazonense pois além de tornar os botecos referência no atendimento e na qualidade, também  cria a oportunidade de que todos conheçam lugares novos. "O projeto ajuda a desmistificar os botecos, como uma expressão pejorativa, os estabelecimentos passam a atrair novos frequentadores e todos que comerem o prato que está concorrendo também podem cotar para escolher o melhor de Manaus", ressaltou Souza.
'Quarteto fantástico' concorre com torresmo, carne de sol, linguiça de porco, mandioca com manteiga de garrafa e creme de jiló (Foto: Piero Caíque / G1 AM)'Quarteto fantástico' concorre com torresmo, carne de sol, linguiça de porco, mandioca com manteiga de garrafa e creme de jiló (Foto: Piero Caíque / G1 AM)
Na companhia de Cristina Schirmer e Mauro Souza, o G1 participou da Caravana de Imprensa do Comida di Buteco Manaus. Que percorreu três dos 17 estabelecimentos que concorrem este ano. Experimentando pratos conhecidos da casa e sabores criados exclusivamente para o concurso.
Votação
O festival tem a missão de escolher o 'melhor tira-gosto' de Manaus. Para tanto, os frequentadores dos botequins podem votar por meio de cédulas distribuídas no botequim. Os quesitos a serem avaliados são: sabor do petisco, temperatura da bebida, higiene do ambiente e atendimento. Ao final do concurso, as notas da plateia serão somada às de seis jurados secretos para a premiação do vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário