MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Caqui na merenda escolar melhora a renda de agricultores de SP


Em Mogi das Cruzes, eles recebem um bom valor pela fruta.
Outra vantagem é que não há despesas com transporte e intermediários.

Do Globo Rural

O caqui rama-forte contribui para o colorido no Mercado do Produtor, em Mogi das Cruzes.
Por dia, o agricultor José Dirceu costuma vender 200 caixas de 18 quilos para atravessadores e comerciantes da região. Conseguir compradores para a mercadoria em plena safra é um desafio, já que a região de Mogi das Cruzes responde por 30% da produção brasileira de caqui e concorrência não falta.
Este ano, o agricultor está mais tranquilo, pois passou a fornecer o caqui para uma empresa que abastece a merenda escolar do município.
A cada duas semanas, José Dirceu complementa sua própria produção com a de outros 15 agricultores e assim, consegue volume suficiente para fornecer 930 caixas com 70 unidades da fruta, que serão servidas aos estudantes.
Cada caixa é vendida em média por R$ 12,50, valor que agrada.
Ao todo, 37.600 alunos de 108 escolas municipais de Mogi das Cruzes saboreiam o caqui. Maria Helena Albernaz é nutricionista e diretora do departamento de Alimentação Escolar. Ela diz que a aceitação das crianças é muito boa. “O objetivo é criar bons hábitos alimentares, a gente pensa no valor nutricional do caqui, ele é muito rico em vitaminas C e A e antioxidantes. É durante a fase da infância que vamos conseguir adultos saudáveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário