MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa neste domingo na BA


Campanha foi antecipada por conta a forte seca que atinge o Estado.
Mais de 5 milhões de cabeças bovídeas estão na área afetada pela seca.

Do G1 BA
Comente agora
campanha febre aftosa bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Campanha foi antecipada na Bahia por conta da
seca (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Por conta da seca excessiva que atinge a Bahia, a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adab) antecipa para este domingo (14) o lançamento da campanha vacinação contra a febre aftosa.
"Esse cenário compromete a movimentação dos animais e o manejo do rebanho em busca de alimento, colocando em risco a vacinação contra a febre aftosa dos bovinos e bubalinos na Bahia", esclarece o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
Em todo o estado, cerca de 265.441 propriedades realizam atividades pecuárias, sendo que, desse total, 160 mil fazendas e cinco milhões de cabeças bovídeas estão na área afetada pela seca.
A Bahia tenta atingir o status de Livre de Febre Aftosa em todo o estado. Na campanha os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados.
Seca
A Coordenação de Defesa Civil (Cordec) contabiliza 199 cidades da região semiárida, das 266 que existem, em situação de emergência por conta da longa estiagem na Bahia. Até abril deste ano, 2.358 mil moradores da zona rural têm sido impactados pelas consequências desse período sem chuva, segundo levantamento da Cordec, realizado a partir dos relatórios enviados pela gestão de cada cidade afetada.
A situação se mantém desde o início de 2011e tem sido tratada como a seca mais grave dos últimos 30 anos. Para Salvador Brito, coordenador-geral da Cordec, é este longo tempo, que já dura mais de um ano, que gera gravidade econômica e, por consequência, social, para a população do sertão baiano. "O clima nessa região, em geral, já é seco por natureza. Desde 2011 não temos chuvas satisfatórias. A de março [do ano passado] não foi boa; a do inverno foi chuvinha fina, que molhou um pouco a terra, mas não formou nenhuma reserva de água. De lá para cá não choveu mais e cada dia que passa a situação se agrava", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário