MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no MA acontecerá em junho


Vacinação deverá ser feita entre os dias 1º e 30 do mês.
Em 2011, 97% dos rebanhos maranhenses foram vacinados.

Do G1 MA

Vacinação febre aftosa no MA (Foto: (Foto: Divulgação))Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no MA
(Foto: Divulgação)
A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão, que aconteceria entre os dias 1º e 31 de maio, teve sua data alterada para o período de 1º a 30 de junho.

A mudança no cronograma da campanha ocorreu devido à necessidade de realização de inquérito epidemiológico dos rebanhos.
No estado, serão sorteadas inicialmente cerca de 340 propriedades em 147 municípios, onde parte do rebanho fará a coleta de sangue e análise laboratorial, necessárias para a constatação da inexistência do vírus da aftosa.
Ainda neste mês, as equipes de técnicos, que participarão dos trabalhos nos estados, serão organizadas e treinadas. O cronograma segue, então, com ações - como visita prévia às propriedades, coleta de amostras, inspeções clínicas e testes laboratoriais - e, até outubro, quando os resultados serão analisados e avaliados com outros dados dos serviços veterinários estaduais, o bloco poderá ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação.
O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão, Fernando Lima, ressaltou que é fundamental a participação do criador maranhense durante todo o processo da sorologia. “Pedimos aos criadores que forneçam as informações corretas, não vendam e não movimentem seus animais durante a realização da sorologia. É importante frisar que não serão coletadas amostras de sangue de animais destinados ao abate, que geralmente possuem 36 meses de vida. Serão coletadas as amostras de animais com idade entre seis e 24 meses”, explicou Fernando Lima.
Na última campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, no Maranhão,  um recorde no índice de cobertura vacinal foi registrado, quando 97% dos rebanhos maranhenses foram vacinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário