MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de abril de 2012

Bombas explodem em Cartagena e Bogotá, na Colômbia


Em Bogotá, explosão ocorreu perto da embaixada dos EUA.
Cartagena recebe a 6ª Cúpula das Américas.

Da EFE
Um artefato de baixo poder de destruição explodiu em Bogotá, perto do prédio da embaixada dos Estados Unidos, e outros dois semelhantes explodiram em Cartagena das Índias, na Colômbia, cidade à qual chegou nesta sexta-feira (14) o presidente dos EUA, Barack Obama, para participar da Cúpula das Américas, informou a polícia. As explosões não causaram danos ou feridos.
"Dois artefatos de baixa potência explodiram em Cartagena. Um no terminal de transportes e outro perto de um armazém. Não há pessoas feridas nem danos", disse o general Rodolfo Palomino, chefe de Segurança Cidadã da polícia da Colômbia.
Especialista inspeciona o local onde um pequeno dispositivo explodiu em Bogotá, perto da embaixada dos EUA e escritórios públicos. (Foto: William Fernando Martinez / AP Photo)Especialista inspeciona o local onde um pequeno dispositivo explodiu em Bogotá, perto da embaixada dos EUA e escritórios públicos. (Foto: William Fernando Martinez / AP Photo)
Em Bogotá, explodiu outro artefato de baixa potência, perto da embaixada americana. O chefe da polícia metropolitana de Bogotá, general Luis Eduardo Martínez, afirmou que a explosão foi provocada "por um artefato com um temporizador". A explosão rompeu alguns vidros de edifícios próximos.
Em Cartagena, um dos artefatos foi colocado em um terreno baldio na região de Bocagrande, fora da zona colonial, onde está a maior parte dos hotéis da cidade turística.
Às vésperas da Cúpula das Américas, a segurança em Cartagena foi reforçada com 17.000 agentes da polícia e militares, além de uma mobilização de helicópteros, uma fragata no porto e robôs antiexplosivos.
Até agora os atentados não foram reivindicados.
Na Colômbia operam duas guerrilhas, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com cerca de 9.200 combatentes, e o Exército de Libertação Nacional (ELN), com outros 2.500.
Na quinta-feira (12), a prefeitura de Bogotá suspendeu as aulas em três universidades públicas da capital do país para prevenir focos de violência pela presença de Obama na Cúpula das Américas.
Horas antes da divulgação da medida, a polícia controlou um pequeno distúrbio de um grupo de estudantes da Universidade Nacional, motivado aparentemente pela presença do líder americano. Os estudantes lançaram pequenos artefatos explosivos contra a polícia, o que provocou o fechamento momentâneo de algumas ruas e avenidas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário