MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de abril de 2012

Bebida do Harry Potter é atração em festival de degustação em Piracicaba


Saboreada pelo bruxinho, hidromel foi criada há mais de 9 mil anos.
No domingo, apaixonado promove brassagem com líquido em vários aromas.

Nikolas Capp Do G1 Piracicaba e Região

tipos de hidromel fabricadas por engenheiro em Piracicaba (Foto: Nikolas Capp/ G1)Tipos de hidromel fabricadas por engenheiro em
Piracicaba (Foto: Nikolas Capp/ G1)
A bebida degustada por Harry Potter e o mágico Albus Dumbledore na saga da escritora J.K. Rowling poderá ser saboreada em evento neste domingo (15) em Piracicaba. Pouco conhecida no Brasil, a hidromel é uma das bebidas mais antigas do mundo. Ela é fermentada como cerveja, mas leva mel ao invés do malte.
“Uns afirmam que ela foi criada há mais de 9 mil anos, antes mesmo do vinho e da cerveja. Seria uma das primeiras bebidas feitas de álcool”, conta Rudolf Schützer, engenheiro produtor da hidromel e outras cervejas caseiras.
A fama deste tido de fermentado veio nos livros do bruxinho, quando Harry e o mágico Albus Dumbledore degustam a bebida durante uma conversa. Já para Schützer, o interesse por bebidas feitas em casa surgiu desde a infância quando morou na Alemanha. No Brasil, a vontade de aprender arte de mestre cervejeiro continuou e, ao lado de um amigo, em 2009, fez as primeiras experiências.
“Compramos panela, fogareiro e os ingredientes e fizemos uma primeira amostra, que ficou boa. Depois fomos aperfeiçoando. No ano passado, conversando com um dono de bar, resolvi fazer um festival para divulgar a hidromel”, conta.
Schützer faz cinco tipos da bebida: uma com lúpulo, uma com açaí que é frizante; de maçã; e a última invenção que é a de maracujá com romã. “Vou criando com as ideias que tenho e as que ficam boas vou fazendo mais”. Para o evento um outro apaixonado pela bebida irá trazer três outros tipos para a degustação.
Para os interessados, o Festival de Hidromel acontece neste domingo das 18h às 22h, no Lao Bar, na Rua do Vergueiro, 156, no Centro da cidade.
Engenheiro degusta dois tipos de hidrmel feitas em sua casa em Piracicaba (Foto: Nikolas Capp/ G1)Engenheiro degusta dois tipos de hidromel feitas na casa onde ele mora (Foto: Nikolas Capp/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário