MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Avião apreendido no tráfico começa a ser usado pelo Judiciário em MT


Bimotor foi doado pelo CNJ em 2011 e passava por reparos e manutenção.
Avião deverá ser usado para deslocamentos distantes e de difícil acesso.

Pollyana Araújo Do G1 MT
Avião apreendido em MT (Foto: Assessoria/TJMT)Avião apreendido com o tráfico também vai auxiliar
no combate a crimes (Foto: Assessoria/TJMT)
Uma aeronave que era usada para o tráfico de drogas e foi apreendida em operações da polícia já está disponível para a locomoção de juízes, desembargadores e agentes de segurança do estado em viagens a trabalho e serviços a partir desta semana. De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o veículo será destinado, principalmente para deslocamentos a lugares distantes e de difícil acesso com mais agilidade.
A aeronave com capacidade para quatro passageiros foi doada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao Judiciário mato-grossense e à Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) em outubro do ano passado e até então passava por reparos e manutenção, que custaram R$ 70 mil, segundo a assessoria do TJMT. Por isso, só agora o avião está pronto para o uso.
O Centro de Operações Aéreas Integradas da Polícia Militar (Ciopaer), ligado à Sesp, é o responsável por pilotar e cuidar da aeronave. O bimotor fica em um hangar no Aeroporto Marechal Rondon e mensalmente o Judiciário faz um repasse à Segurança Pública para a manutenção e operacionalização. Além dos membros do Judiciário e da segurança pública, também poderão usufruir do veículo o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região e a Justiça Federal de Mato Grosso, por meio de um convênio firmado entre os órgãos. Desse modo, o custo da manutenção deve ser dividido entre os órgãos conveniados.
Ainda conforme a assessoria do TJMT, a hora de voo é a mais barata do Brasil e deverá gerar uma diminuição nas despesas com o pagamento de diárias, hotéis, veículos, entre outros gastos comuns com o uso do transporte terrestre. Na ocasião em que entregou essa aeronave, corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, adiantou que, além dessa, o CNJ também irá doar para o estado outra aeronave com capacidade para oito passageiros em 2012.
Pela sua grande extensão territorial, o estado recebeu a aeronave por meio de programa desenvolvido pela Corregedoria do CNJ, que repassa aeronaves de pequeno porte que estão em poder da Justiça após ser apreendidas com drogas para ajudar nos trabalhos dos órgãos de segurança e o próprio Judiciário. Além de Mato Grosso, Amazonas também recebeu uma aeronave desde o início do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário