MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aumento na produção de brócolis no Rio de Janeiro faz preço cair até 60%


O estado é um dos maiores produtores de brócolis do Brasil.
A produção anual chega a 30 toneladas em 1.570 hectares de cultivo.

Do Globo Rural

 Agricultores da região serrana do Rio de Janeiro comemoram o aumento na produção de brócolis. O problema é que o excesso de oferta está fazendo o preço cair.
O agricultor Manuel Cordeiro cultiva brócolis há três anos. Em dois hectares, ele colhe cerca de 100 cabeças por dia. O cuidado com a produção começa já nas mudas cultivadas em uma estufa. “Aí tem uma área já lavrada, onde já foi covado, aí vai ser plantado. E já tem outra área lavrada para na próxima semana covar e assim vai”.
Segundo o último levantamento da Emater, o Rio de Janeiro é um dos maiores produtores de brócolis. A área plantada é de 1.570 hectares e a produção anual chega a 30 toneladas, já que o brócolis produz o ano todo.
O agricultor vende tudo para supermercados da capital e recebe, em média, R$ 0,80 por cabeça. O preço não agrada.
“O brócolis está tendo a influência da oferta. É muita oferta, então há a tendência de o preço cair. Além da oferta da região, que está sendo muito grande, também há oferta de fora do estado, que pode estar reduzindo estes preços”, explica José Canellas, Agrônomo – Emater.
Para não ficar no prejuízo, Manuel Cordeiro tenta reduzir custos produzindo as próprias mudas. “Facilita também para eu poder ter um controle maior na hora de plantar. Se tiver um contratempo e não conseguir plantar, faço o controle aqui mesmo”.
Normalmente os agricultores vendem o brócolis por até R$ 2. Hoje, esse preço caiu 60%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário