MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Alunos transformam lugares com poluição visual em arte no Paraná


Estudantes de Toledo pintam tapumes de obra em cartão postal da cidade.
'Nossa intenção é criar uma consciência cultural e artística', diz responsável.

Cassiane Seghatti Do G1 PR

Alunos usam técnica de sobreposição de desenhos para criar arte nos tapumes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Toledo)Alunos usam técnica de sobreposição de desenhos para criar arte nos tapumes
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Toledo)
Cerca de 40 alunos de uma escola de Toledo, no oeste do Paraná, grafitam o tapume de uma construção em frente ao Teatro Municipal. O objetivo deles é transformar a poluição visual do tapume em arte.
De acordo com o responsável pelo projeto, Neimar Proença Oliveira, o local foi escolhido porque fica perto do cartão postal da cidade e o lugar estava “horrível”. “Nós escolhemos sempre áreas que estão com uma poluição visual”, diz.
A técnica escolhida foi o “Estêncio”, que é a transferência do desenho para o suporte, através de uma placa de PVC e spray. O responsável pelo projeto disse ainda que eles têm autorização de todos os proprietários para fazer o grafite e que é entregue um projeto para saberem o que será grafitado. A intervenção urbana será concluída no domingo (22), integrando a programação da segunda Virada Cultural de Toledo, que ocorre sábado (21) e domingo (22).
O objetivo, segundo Oliveira, é transformar tudo em arte. “Não temos a intenção de criar nenhum artista, nossa intenção é criar uma consciência cultural e artística”. Os desenhos usados para a grafitagem tem a característica de personagens conhecidos no meio jovem. “A primeira coisa que as pessoas pensam [da grafitagem] é que é um vandalismo”, completou Oliveira.
A ação faz parte do Projeto Papel de Bala, criado em 2004 com a ideia de aprofundar o estudo da arte. E o nome surgiu da possibilidade do aluno transformar tudo o que é lixo em obra de arte. “O aluno que é criativo consegue criar até com um simples papel de bala novas possibilidades”, ressaltou o idealizador do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário