MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de abril de 2012

Agricultor de SE deve tomar cuidados na hora da compra da semente


Semente é um dos principais produtos na hora do plantio.
Mais de 90% das plantas ultilizadas na alimentação são de sementes.

Do G1 SE

Um dos principais produtos que interfere no plantio é a semente e com um grão de qualidade maiores são as chances de ter uma planta produtiva, portanto o produtor rural deve tomar alguns cuidados na hora da compra da semente.
A engenheira agrônoma, Viviane Talamini, chama atenção na hora da escolha. “Mais de 90% das plantas utilizadas na nossa alimentação são propagadas por sementes. Por exemplo: o feijão, a soja, o milho, o tomate, a abobora. Então o agricultor tem que se preocupar muito na escolha da semente que ele vai utilizar no plantio da sua propriedade”.
No laboratório a engenheira analisado o desenvolvimento de microrganismos carregados pela semente. E com sementes contaminadas os fungos tendem a aparecer, comprometendo assim a produção. Para se ter um ideia, basta que uma semente esteja danificada para que todo o plantio fique prejudicado.
A temperatura e a umidade são fatores que também influenciam no desenvolvimento da cultura. Os testes verificam cada aspecto da semente e indicam as características sobre a qualidade fisiológica.
Tratamentos químicos ou biológicos facilitam na hora de minimizar os problemas, mas ainda assim é bom ficar atento. “A semente quando ela é vendida ela vem acompanhada por um boletim de análises. Nesse boletim estão contidas todas as informações da semente de germinação, de vigor de prazo de validade. Então o produtor ao adquirir uma semente ele tem todas essas informações disponíveis, basta ele solicitar ao vendedor a procedência e o boletim da semente”, explica Neusa Stahelschmitd, engenheira agrônoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário