MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Agricultor colhe abóboras de até 36 kg na zona rural de Orizona, Goiás


Fazendeiro acredita que tipo de adubação contribui no crescimento.
Aplicacão de esterco pode ser responsável pelo fenômeno, diz agrônomo.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Um produtor rural de Orizona, a aproximadamente 136 km de Goiânia, plantou três pés de abóboras e um deles tem despertado a atenção de outros agricultores e moradores da região. Algumas plantas chegam a pesar até 36 kg e o fazendeiro ainda garante que existem outras superiores no tamanho. "Na fazenda tem outras maiores do que essas", relata Sebastião Lourenço.
Sem comprovar por que as abóboras crescem constantemente, ele desconfia que a forma de adubação pode ter contribuído. "Acredito que foi por causa da cama de frango [Espécie de 'tapete' colocado nas granjas para que os frangos não fiquem em contato direto com o chão] que eu coloquei como adubo", supõe o produtor rural.
De acordo com o engenheiro agrônomo Chukichi Kurozawa, esse tipo de abóbora pertence ao grupo das denominadas 'secas', que são conhecidas como gigante e canhão. Para ele, dois fatores podem ter contribuído para o crescimento excessivo das plantas: "O potencial genético da variedade e a aplicação de esterco de galinha, que é rico em nitrogênio, podem ter sido responsáveis por essa mudança genética. Com isso, as plantas são induzidas a formação de muitas flores masculinas e poucas femininas, o que gera frutos grandes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário