MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Vulcão Etna entra em erupção pela 4ª vez em 2012 e deixa nuvem de cinzas


Coluna de fumaça chegou a 7 mil metros de altura.
Até o momento, aeroportos não foram prejudicados.

Do G1, com informações da EFE
Etna entra em erupção, mas cinzas não chegam a interromper funcionamento de aeroportos (Foto: Carmelo Imbesi/AP)Etna entra em erupção neste domingo (18), mas cinzas não chegam a interromper funcionamento de aeroportos (Foto: Carmelo Imbesi/AP)
O vulcão Etna entrou em erupção neste domingo (18) e liberou uma coluna de cinzas que chegou a ficar entre 6 mil e 7 mil metros acima do nível do mar. Esta é a quarta vez que o vulcão, localizado no leste da Sicília, no sul da Itália, entra em erupção em 2012.
Os primeiros sinais da mais recente atividade do Etna, que tem 3.322 metros de alturae é a montanha mais alta da Itália, foram registrados durante a madrugada deste domingo. A erupção, ocorrida às 8h da manhã locais (4h da madrugada em Brasília) em uma cratera no sudeste do vulcão, fez a lava avançar pela encosta do Vale do Bove, uma região desértica, e o vento contribuiu para que a nuvem de cinzas se deslocasse em direção ao leste.
Por enquanto, esta nova erupção não provocou alterações nas atividades do aeroporto de Catania, que fica próximo ao vulcão.
Em 2011, o vulcão de 45 quilômetros de diâmetro entrou em erupção em 18 ocasiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário