MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

Universidade realiza mutirão para diagnosticar doenças renais, em GO


Exames podem ser feitos até às 20h deste sábado (10), em Goiânia.
Doença atinge atualmente cerca de dez milhões de brasileiros, diz SBN.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Em função da Semana Mundial do Rim, a Liga Acadêmica de Nefrologia (Lane) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) realiza, neste sábado (10), até às 20h, no Shopping Flamboyant, em Goiânia, exames e testes gratuitos para alertar e prevenir moradores da capital sobre doenças nos rins.
Durante a programação serão feitas gratuitamente a averiguação de glicemia, pressão arterial, peso, calcular do Índice de Massa Corporal (IMC), cálculo de obesidade, entre outros procedimentos importantes para facilitar o diagnóstico de doenças renais. De acordo com os organizadores do mutirão, os pacientes que demonstrarem algum sintoma receberão todas as orientações necessárias. Eles acreditam que cerca 800 pessoas devem receber o atendimento neste sábado.
O evento faz para da campanha nacional “Rins em Defesa da Vida”, que tem como objetivo alertar os governantes e a população para os riscos da insuficiência renal crônica, que já atinge aproximadamente 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
O médico Luciano Vitorino, membro da SBN, alerta para importância do diagnóstico. “A doença renal é subdiagnosticada. Entretanto, as pessoas devem recolher a urina para ficar sabendo se estão com algum problema. O exame da creatinina é muito fácil e barato”, explica o médico, que conclui: “Os pacientes que devem fazer os procedimentos são o que têm diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário