MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Turistas aproveitam cachoeiras e trilhas na Chapada dos Veadeiros


Além de atrações no parque nacional, fazendas oferecem passeios.
No Vale da Lua, visitante conhece formações rochosas exóticas.

Versanna Carvalho Do G1 GO
Salto do Rio Preto em Alto Paraíso (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)Salto do Rio Preto, localizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos principais atrativos para quem visita a cidade de Alto Paraíso de Goiás, distante 412 km de Goiânia e 230 km de Brasília. Para conhecer o parque, além de se hospedar em Alto Paraíso de Goiás, é possível também ficar no distrito de Vila de São Jorge. Localizado perto da entrada do Parque, o distrito fica a cerca de 40 km de Alto Paraíso de Goiás.
Todos os anos, a região recebe centenas de turistas que buscam tranquilidade, entrar em contato com a natureza e praticar esportes de aventura. As formações rochosas, a diversidade da vegetação de cerrado, a fauna com espécies raras, as nascentes e as cachoeiras fizeram com que o Parque, criado em 1961, recebesse o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Atrações
O visitante pode conhecer cerca de 20 cachoeiras e escolher entre mais de 25 opções passeios. Algumas das maiores quedas d’água são os Saltos do Rio Preto, que ficam dentro do parque. Para chegar até eles é preciso fazer uma trilha que passa por minas desativadas de cristais e enfrentar uma descida de quase 100 metros.
De um mirante, é possível avistar o Salto do Rio Preto I, com 120 metros de altura. Poucos metros adiante fica o Salto do Rio Preto II, com uma cachoeira de 80 metros de altura. Para esse passeio, é importante contar com a ajuda de um guia, pois o nível de dificuldade é alto.
No Vale da Lua é possível encontrar piscinas naturais na pedras (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)Localizado em uma fazenda particular, o Vale da Lua tem paisagem exótica (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)
A atração mais procurada da região é o Vale da Lua. O ponto fica dentro de uma propriedade particular e o acesso à trilha pode ser feito a pé ou de carro. A trilha é de 1,2 km, considerada fácil, e mostra formações rochosas exóticas esculpidas pela água do Rio São Miguel durante milhares de anos. As erosões do lugar lembram as crateras lunares - por isso, é chamado de Vale da Lua - com a vantagem das piscinas e duchas naturais.
A trilha das cachoeiras do Córrego Almécegas também está localizada em propriedade particular. A atração é uma das preferidas dos visitantes, pois é possível fazer rapel. A trilha é de 6 km com duas subidas e uma descida de onde é possível ver a primeira a Cachoeira Almécegas I. Quem desce até o poço pode tomar banho em uma piscina natural, inclusive embaixo das quedas d’água. A Cachoeira Almécegas II é recomendada para crianças e para a terceira idade. Possui uma piscina natural com parte rasa e duchas.
Turista aprecia o encontro dos rios Tocantinzinhos e Cristalino (Foto: Ion David/arquivo pessoal)Gilvani aprecia o encontro dos rios Tocantinzinhos
e Cristalino (Foto: Arquivo Pessoal)
O administrador Gilvani Gomes Borges Filho, 31 anos, esteve em Alto Paraíso em setembro de 2010 com a esposa e um casal de amigos. Gilvani montou o próprio roteiro  e afirma que, durante os cinco dias que passou no local, não repetiu um único passeio e ainda conseguiu conhecer lugares menos visitados, como o encontro das águas dos rios Tocantinzinhos e São Miguel. Ele também destaca a visita a uma fazenda, onde tomaram banho em piscinas de pedras e com águas termais.
“Essa viagem a Alto Paraíso me deixou com mais orgulho ainda de ser goiano. A paisagem de vários lugares, como o Vale da Lua, é de tirar o fôlego”, comenta o administrador.
Gastronomia
Apesar do fascínio que as belezas naturais da região provocam, alguns turistas sentem falta de mais opções de restaurantes e, algumas vezes, questionam a relação custo-benefício dos preços praticados pelo setor de serviços.
Opinião que é compartilhada pela médica Susana Dias de Sousa, que já esteve em Alto Paraíso três vezes, em intervalos de seis anos entre as visitas, em 1997, 2003 e 2009. “As pousadas são charmosas e os seus restaurantes oferecem boa comida, mas na cidade as alternativas são mais limitadas. Há um ou outro bom restaurante ou pizzaria”, afirma.
Susana relata que já ficou hospedada em Alto Paraíso e no povoado de Vila São Jorge e diz que prefere esse último lugar. “As pessoas de lá são mais receptivas do que na cidade e eles parecem mais preparados e interessados em receber o turista”, diz.
Para a turista, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Vale da Lua são inesquecíveis. “É maravilhoso. Todo goiano deveria ir lá. O lugar é preservado e a natureza é impressionante. Foi lá que vi uma planta carnívora pela primeira vez."

Nenhum comentário:

Postar um comentário