MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

'Tudo que vimos está na planta e Manaus segue adiantada', avalia Fifa


Comitê organizador visitou obras da Arena da Amazônia neste sábado (10).
Arena Amadeu Teixeira e Sambódromo farão parte da estrutura da Copa.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

Segundo Fulvio Danilas, obras da Arena da Amazônia estão adiantadas (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Segundo Fulvio Danilas, obras da Arena da Amazônia estão adiantadas (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Uma comitiva de técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (OCL) visitou as obras da Arena da Amazônia, um dos estádios da Copa de 2014, na manhã deste sábado (10), em Manaus. A comitiva foi dividida em seis grupos, os quais analisaram os locais onde irão funcionar alguns setores estratégicos para a organização dos jogos, como segurança interna, fornecimento de tíquetes, hospitalidade e centro de mídias e imprensa. De acordo com a Fifa, as obras em Manaus estão adiantadas.
Em coletiva, o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fulvio Danilas, observou que a obra da Arena da Amazônia está adiantada. Ele disse que somente em Manaus os técnicos puderam ver a obra de um estádio de futebol fora do papel. "Tudo o que vimos foi na planta. Aqui em Manaus estamos tendo condições de analisar a topografia de perto", afirmou.
Já o diretor executivo de operações do COL, Ricardo Trade, disse que a interação entre os técnicos da Fifa, do comitê organizador e dos governo federal e estadual tem tem sido positiva. "Temos encontrado saída para muitos desafios durante a execução da obra", disse.
Segundo o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP), Miguel Capobiango Neto, a obra da Arena está 37% concluída, mas já foi definido pelo comitê organizador que o centro de mídias, previsto para atender pelo menos 3 mil jornalistas, e a Vila de Hospitalidade irão funcionar dentro do Sambódromo de Manaus, ao lado da Arena.
Os setores de fornecimento de tíquetes e segurança vão operar na Arena Amadeu Teixeira, também ao lado do estádio. O Centro de Convenções do Amazonas (CCA), localizado na outra ponta da Arena e que estará pronto até o fim deste ano, servirá de concentração da Equipe de Voluntariado da Copa.
Técnicos da Fifa e do COL visitaram obra da Arena neste sábado (10) (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Técnicos da Fifa e do COL visitaram obra da Arena
neste sábado (10) (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Recursos
De acordo com Capobiango, a obra segue sem paralisações, mas depende da liberação do restante do recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que até o momento liberou 20% do valor da obra da Arena, que são R$ 77 milhões, fora o repasse de R$ 11,5 milhões, referente ao projeto executivo.
A liberação do recurso, explicou o coordenador, depende da solução para o impasse que envolve a compra de insumos importados da Alemanha para compor a estrutura metálica e a membrana da fachada da Arena. Para o BNDES liberar a verba, a UGP precisa provar tecnicamente que os insumos não são adquiridos no Brasil. "A nossa preocupação é acelarar com o cronograma. Esse impasse está demandando tempo", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário