MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Trilha esconde beleza 'secreta' em praia badalada de Guarapari, ES


Ao término da Praia do Morro, balneário deserto espera o turista.
Praia do Ermitão fica a 1,2 km de trilha do Morro da Pescaria.

Leandro Nossa Do G1 ES
Praia do Ermitão apresenta bela paisagem em Guarapari (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Praia do Ermitão apresenta bela paisagem em Guarapari (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)

Em seus três quilômetros de extensão, a Praia do Morro, maior e mais conhecida praia de Guarapari, na Grande Vitória, esconde um paraíso secreto ao término de sua faixa de areia: o Morro da Pescaria, que motivou o nome da praia. Uma trilha de 1,2 km leva à deserta Praia do Ermitão, ponto de encontro dos que procuram belezas naturais e tranquilidade.
O lugar é ideal para aproveitar a paisagem e registrar cada momento, como faz o estudante e turista mineiro João Victor de Aguiar. Ele fotografa cada canto da praia. “Gosto de fotografia. A paisagem é linda”, afirma o adolescente de 14 anos.
E o morro não é apenas uma forma de acesso à Praia do Ermitão. Há dois anos, o local virou também um parque administrado pelo município.
Com a mudança, passou a ser cobrado R$ 2 para a manutenção do parque, que tem policiamento, limpeza, lanchonete e trilha asfaltada com um mirante que dá visão a toda orla da Praia do Morro.
“Antes dessa cobrança, o morro recebia, no verão, uma média de 2,4 mil pessoas por dia. Hoje, esse número gira em torno de 700, mas continua sendo uma boa frequência”, conta o funcionário do parque Thiago Simões.
A trilha que leva à Praia do Ermitão é rodeada de vegetações da Mata Atlântica e animais, como macacos, cobras e esquilos. O contato direto com a natureza atrai turistas de todos os lugares. “Estou em Guarapari há apenas um dia, mas essa trilha é muito bonita. É o primeiro morro asfaltado que vejo”, diz, aos risos, o turista argentino Alejandro Escaba.
Mergulho privilegiado
Com águas claras e limpas, Ermitão é uma praia também muito explorada por mergulhadores. “Aqui é muito bom para a prática do mergulho simples, que dispensa equipamentos de oxigênio. A água é bem limpa. Dá para ver peixes e tartarugas. É uma praia deserta e com uma paisagem”, explica o mergulhador de Cachoeiro de Itapemirim, Fabio Darós, acompanhado da namorada, também mergulhadora, Silvana de Oliveira.

Visual da Praia do Ermitão (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Visual da Praia do Ermitão (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário