MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de março de 2012

Suíços homenageiam crianças e adultos mortos em acidente de ônibus


Seis adultos e 22 crianças morreram em choque com parede de túnel.
Vítimas eram estudantes belgas que voltavam de viagem de férias.

Do G1, com EFE

De luto, moradores do montanhoso Cantão do Valais, na Suíça, prestaram homenagens nesta quarta-feira (14) um dia após o acidente de ônibus que causou a morte de 22 estudantes e seis adultos belgas que estavam de férias nas neves alpinas.
"A morte de um adulto é dramática, mas a perda de uma criança, não há palavras para defini-la", resumiu em entrevista coletiva na capital do Valais, Sion, o primeiro-ministro belga, Elio di Rupo.
"Estamos acostumados aos acidentes, à perda de vidas, mas a um caso como este, não. Quando há crianças envolvidas, se transforma em uma tragédia", completou o diretor médico da organização suíça de socorro, Jean-Pierre Deslarzes.
Moradores colocaram flores perto do túnel onde ocorreu o acidente.
Mulher deposita flores perto do túnel onde ocorreu o acidente em Sierre (Foto: AFP)Mulher deposita flores perto do túnel onde ocorreu o acidente em Sierre (Foto: AFP)
O veículo, com 52 pessoas a bordo, seguia para Sion quando bateu contra a parede de um túnel da rodovia, entre as saídas leste e oeste de Sierre.
O ônibus fez um desvio de sua trajetória e atingiu a parede do túnel.
mapa acidente Suíça (Foto: Arte/G1)
As crianças, com idade por volta de 12 anos e estudantes de duas escolas, retornavam para a Bélgica após um período de férias em uma estação de esqui em Val d'Anniviers.
Depois de descer o vale, o motorista pegou a autoestrada A9 em direção a Sion/Lausanne.
Dois quilômetros adiante, por um motivo desconhecido, o ônibus desviou para a direita e bateu no meio-fio.
Em seguida bateu em cheio contra a parede de cimento situada na extremidade de uma área de emergência.
O choque frontal foi de grande violência.
O premiê belga, Elio di Rupo, chora nesta quarta-feira (14) ao falar sobre o acidente, na cidade de Sion (Foto: Reuters)O premiê belga, Elio di Rupo, chora nesta quarta (14)
ao falar sobre o acidente, em Sion (Foto: Reuters)
As autoridades suíças enviaram um grande aparato ao local do acidente: 60 bombeiros, 15 médicos, 100 socorristas, 12 ambulâncias, oito helicópteros, três reboques e três psicólogos.
A autoestrada foi fechada nos dois sentidos, e várias pessoas presas nas ferragens foram resgatadas.
Os feridos foram levados de helicóptero e ambulância para vários hospitais da região.
Dos 24 menores feridos - 17 belgas, três holandeses, um polonês, um alemão, e dois ainda não identificados -, três ainda correm risco de morte.
A autoridade judicial, com a ajuda de psicólogos, tenta na medida do possível reconstituir os fatos com a ajuda dos menores sobreviventes, enquanto espera que a autópsia do motorista e a análise das imagens feitas no interior do túnel joguem luz sobre as causas do acidente.
Destroços de ônibus que bateu numa parede do túnel na Suíça, matando 28 pessoas. (Foto: Keystone, Laurent Gillieron / AP Photo)Destroços de ônibus que bateu numa parede do túnel na Suíça, matando 28 pessoas. (Foto: Keystone, Laurent Gillieron / AP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário