MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de março de 2012

Secretaria em MS inicia vacinação contra aftosa na região de fronteira


Imunização estava prevista para abril e foi antecipada em um mês.
Serão imunizados animais de 13 municípios de MS na área de fronteira.

Do G1 MS

Após apreensão, 209 cabeças de gado foram para o abate (Foto: Reprodução/TV Morena)Após apreensão, 209 cabeças de gado foram para
o abate (Foto: Reprodução/TV Morena)
A primeira etapa da imunização do rebanho de bovinos da fronteira de Mato Grosso do Sul começa nessa segunda-feira (26). Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), estima-se rebanho de 800 mil animais na região de fronteira.
Segundo a secretaria, por ser uma área de alto risco, a vacinação que estava agendada para o mês de maio, foi antecipada.
De acordo com a Seprotur, 13 municípios fazem parte dessa zona de fronteira. Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Porto Murtinho, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas.
O Estado tem rebanho estimado em 22 milhões de animais, 800 mil somente na região de fronteira, antiga zona de vigilância.
Conforme a secretaria, nas propriedades de maior risco sanitário, como os assentamentos, aldeias indígenas e periferias das cidades, a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) irá fornecer a vacina e os funcionários realizarão a aplicação da vacina, o sistema denominado 'agulha oficial'. Nas outras, a imunização pode ser acompanhada pelos fiscais.
Planalto e Pantanal
Na zona do planalto e Pantanal, as datas de vacinação se mantiveram de 1º a 31 de maio e 1º de maio a 15 de junho, respectivamente. No planalto, os bovinos e bubalinos devem ser imunizados de zero a 24 meses. O registro da vacinação deverá ser realizado pela internet até o dia 15 de junho. No Pantanal, o registro deverá ser realizado pela internet até o dia 30 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário