MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Safra reduzida causa aumento no preço do fumo no RS


No início de comercialização, indústrias aumentaram a demanda.
Fumicultores recebem até 30% a mais em comparação ao ano passado.

Do Globo Rural

O produtor Rafael Buztke, do município de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, que tem 2,5 hectares plantados com fumo, diz que por causa da estiagem produziu 30% menos do que o esperado. Em compensação, houve aumento no preço da cultura. Ele vendeu até agora 5% da produção de fumo da propriedade e está ganhando R$ 30 a mais pelo quilo.
Neste início de comercialização, as indústrias aumentaram a demanda pelo produto e como consequencia pagam ao fumicultor até 30% a mais em comparação ao ano passado.
Em todo o estado do Rio Grande do Sul, a colheita da safra de fumo de 2012 já chega a 95%. A estimativa é que sejam produzidas 654 mil toneladas nos três estados do Sul do país, volume 21,5% menor do que o da safra anterior.
Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil, além da redução na safra brasileira, houve quebra na produção dos países concorrentes brasileiros, o que diminuiu a oferta no mercado internacional e ajudou a alavancar os preços.
“Nós temos mais um fator que trouxe vantagem aos produtores, que foi o aumento dos estoques das fábricas de cigarro. Com isso, eles precisam de mais tabaco para ter novo estoque regulador”, diz Benício Werner, presidente da associação.
O Rio Grande do Sul produz 51% da safra nacional de fumo, seguido por Santa Catarina, com 28%, e pelo Paraná, com 18%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário