MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Safra de grãos em Mato Grosso deve ultrapassar 35 milhões de toneladas


Resultado deixa estado como maior produtor nacional de grãos.
Milho deve registrar maior crescimento em produção, dizem IBGE e Conab.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Por dia são escoadas cerca de 100 mil toneladas de grãos no Porto de Paranaguá. (Foto: Divulgação Porto de Paranaguá)Estado deve ser o maior produtor de grãos (Foto:
Divulgação Porto de Paranaguá)
A safra mato-grossense de grãos deve superar em 2011/12 os 35 milhões de toneladas, estimaram nesta quinta-feira (8) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado consolida a unidade federada como a maior produtora de grãos do país neste ano agrícola. Problemas com a estiagem nos estados do sul contribuíram para baixar a produção no Paraná e Rio Grande do Sul.
Apesar de utilizarem metolodogias diferentes ambos os representantes do governo convergem em números semelhantes para o volume de grãos que deverá ser retirado do campo neste ano. Para o IBGE, 35,1 milhões de toneladas, enquanto para a Conab outros 35,4 milhões de toneladas.

O destaque está sobre a cultura do milho que deve registrar o maior crescimento percentual na produção, quando comparado com a safra 2010/11. De acordo com o IBGE, a produção total do cereal em Mato Grosso deve somar 10,6 milhões de toneladas, volume 37,5% superior ao do ano passado. Apenas a segunda safra do produto deve crescer 33,9%, com mais de 10 milhões de toneladas.
Elton Mendes Fior, da Supervisão de Pesquisas Agropecuárias do IBGE em Mato Grosso, destacou que o crescimento do milho está associado ao bom momento da cadeia. "O grande diferencial foi o milho. O regime de chuvas tem sido bem melhor que do ano passado. O preço está bom no mercado e muita gente voltou a plantar. Alguns produtores que se arriscaram a semear algodão retornaram ao milho", expressou o representante.
Já os números da Conab apontam para uma produção total de milho na ordem de 10,6 milhões de toneladas. O volume representa 40,3% a mais sobre a safra 2010/11 quando foram colhidos 7,6 milhões de toneladas. Para a safrinha, a Companhia Nacional de Abastecimento indica uma produção de 9,9 milhões de toneladas, ou 36% a mais que o ciclo anterior.
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro explicou que além do fator mercado a 'recuperação' da cultura em relação aos anos anteriores também favoreceu a evolução nesta safra. Em 2011/12 cresceu a área reservada ao cereal: 1,8 milhão de hectares a 2,4 milhões de hectares, segundo a Conab.
"A cultura recuperou parte do que tinha perdido em função do atraso no plantio da soja. Ano passado, o plantio da soja ocorreu mais cedo, com a janela ideal e permitiu que a colheita avançasse. Agregado a isso, o valor atrativo, a conjuntura [também favoreceu o interesse pelo milho]", considerou.
GanhosNa lista das culturas avaliadas, todas as consideradas de maior expressão no estado devem contabilizar ganhos de produção em 2011/12. A soja, por exemplo, deve crescer em níveis de 5,9% a 8% frente a 2010/11. A produção estimada da oleaginosa supera 22 milhões de toneladas tanto para Conab quanto IBGE.
Para a Conab, Mato Grosso registrou o maior incremento de área para esta cultura: ampliou em 531 mil hectares o tamanho da safra. Passou de 6,4 milhões de hectares para 6,93 milhões de hectares.
As estimativas de safra divulgadas nesta quinta-feira apontam produção de algodão na ordem de 2,5 milhões de toneladas (IBGE) e 2,6 milhões de toneladas (Conab). A safra de cana de açúcar pode somar 16,5 milhões de toneladas, segundo o IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário