MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de março de 2012

Roteiro de fé preserva a história do Espírito Santo


Igrejas e conventos recebem turistas durante todo o ano.
Catedral e Convento da Penha são os pontos que mais atraem fiéis.

Do G1 ES
Ano após ano, a dona de casa Rosângela Guisolfi observa a movimentação de turistas e moradores na Igreja dos Reis Magos. Situada em Nova Almeida, no município da Serra, na Grande Vitória, Espírito Santo, o templo fica 40 metros acima do nível do mar e, de suas janelas, é possível ver o litoral.

Rosângela diz que a igreja é um atrativo para quem tem fé e para quem se interessa por lugares históricos do Espírito Santo. “É uma visita que vale a pena”, afirma.

A Grande Vitória abriga monumentos e edificações históricas de várias épocas. Além da Igreja dos Reis, a Paróquia de São João Batista, em Cariacica; a Catedral de Vitória; e o Convento da Penha, em Vila Velha; formam um roteiro de fé que proporciona uma viagem ao tempo.
Igreja dos Reis Magos, no município da Serra, na Grande Vitória. (Foto: Divulgação PMS)Igreja dos Reis Magos, no município da Serra, na Grande Vitória. (Foto: Divulgação PMS)
Paróquia de São João BatistaEm Cariacica, a Paróquia de São João Batista é uma das principais edificações antigas da cidade e foi construída pelo
padre italiano Civitella di Trento, em 1845, com auxílio da população, que carregava as pedras da obra. Em 1851, o local foi entregue ao público.
Centro Histórico de VitóriaA Catedral Metropolitana é um dos pontos turísticos mais visitados, em Vitória. Ela ocupa o lugar onde, até 1918, estava a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, matriz da capital. O templo começou a ser construído em 1920 e a obra foi concluída em 1970. Um dos principais símbolos da cidade, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984 e chama atenção por seus vitrais e pela arquitetura com características neogóticas.

Além da Catedral, o Centro Histórico abrange as igrejas de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Rosário e de São Gonçalo, o Convento de São Francisco e a Capela de Santa Luzia, a edificação mais antiga da capital capixaba, segundo a prefeitura.

Convento da PenhaUm dos principais cartões postais do estado, o Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória, é um dos locais preferidos dos turistas. Situado num penhasco cercado por Mata Atlântica, a igreja foi fundada pelo Frei Pedro Palácios.

Além da paz encontrada pelo visitante, a vista panorâmica de parte de Vitória e de Vila Velha é um atrativo à parte. O santuário é um dos principais marcos do povoamento capixaba e recebe romeiros e devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado.
Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória. (Foto: Mariana Perim/G1 ES)Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória. (Foto: Mariana Perim/G1 ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário