MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Recife amplia capacidade de exames preventivos, com mamógrafo móvel


Expectativa é aumentar de 31 mil para 40 mil mamografias por ano.
Serviço pretende oferecer 720 atendimentos por mês, média de 80 por dia.

Katherine Coutinho Do G1 PE
Unidade móvel vai fazer mamografias no Recife. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Unidade móvel vai fazer mamografias no Recife.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
As mulheres do Recife ganharam nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, mais um aliado no combate ao câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, deve afetar ao menos 680 mulheres somente na capital pernambucana este ano. Um mamógrafo móvel, parte do programa Amigo do Peito, de prevenção ao câncer, vai circular pela cidade, estacionado em postos de saúde da família (PSF), permitindo às recifenses fazerem o exame perto de casa.
A expectativa é de, somente a unidade móvel, fazer 720 exames por mês, aumentando o número de mamografias de 31 mil para 40 mil por ano. “A prevenção é o melhor caminho para combater o câncer. Muitas pensam que isso nunca vai acontecer com elas e não fazem o exame, alegam que é longe. Agora, não têm desculpas”, defende o prefeito do Recife, João da Costa.
Expectativa é de fazer até 80 mamografias por dia. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Expectativa é fazer até 80 mamografias por dia.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
O primeiro posto a receber o mamógrafo móvel foi a Policlínica Professor Salomão Kelner, localizada em Água Fria. “As mulheres vêm aqui e recebem o encaminhamento médico para poder fazer o exame, que deve ter o resultado em uma semana. A partir do diagnóstico, as mulheres que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para as unidades de referência na rede municipal, para os exames mais específicos”, explica o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.
A aposentada Delza Ribeiro comemorou poder fazer o exame perto de casa. Vítima de um tumor há dez anos, ela admite que acabou deixando de fazer a mamografia pela distância. “Eu sei que é importante fazer sempre. As pessoas têm que ter consciência, eu já tive, vim fazer o exame”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário