MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

'Quem tiver que comprar, vá comprar', diz Mantega sobre linha branca


IPI menor para linha branca termina no fim deste mês, lembra ministro.
Mantega não informou se a alíquota menor do IPI será prorrogada.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, recomendou nesta terça-feira (13) que os consumidores que desejem adquirir produtos da linha branca o façam até o fim deste mês, até quando vigora o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido fixado pelo governo federal. Ele não informou se o benefício será prorrogado. "Dura até o fim do mês [o IPI reduzido]. Quem tiver que comprar, vá comprar", afirmou durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
A redução do IPI para fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos foi reduzido em dezembro do ano passado, às vésperas do Natal. No caso do fogão, a alíquota do tributo passou de 4% para zero. Para a aquisição de geladeiras, o tributo foi reduzido de 15% para 5% e, para as máquinas de lavar, passou de 20% para 10%. Para tanquinhos, o IPI recuou de 10% para zero. Os produtos beneficiados são aqueles com selo "A" de qualidade energética. Essa medida já havia sido tomada, em 2008, na primeira etapa da crise financeira e, posteriormente, foi revertida.
Outra medida anunciada em dezembro do ano passado pelo governo para estimular o consumo foi a redução da alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas de 3% para 2,5% ao ano. Com isso, foi revertido, parcialmente, o aumento do tributo efetuado em abril do ano passado pela equipe econômica. Naquele momento, a preocupação maior era com o crescimento da inflação – que ficou em segundo plano com a piora das turbulências externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário