MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Protesto de índios interrompe obra de duplicação da BR-101 em AL


Ídios reclamam que autorizaram o uso das terras em troca de benfeitorias. Mas a tribo ainda não recebeu nada por parte da empreteira.

Do Globo Rural
O protesto aconteceu na BR-101, em São Sebastião, no centro-sul de Alagoas. Cerca de 70 índios da etnia karapotó plak-ô ocuparam o canteiro de obras de duplicação da rodovia que passa pelas terras da aldeia. Os operários foram colocados em um ônibus da empresa responsável pela obra. Máquinas e caçambas ficaram paradas em um trecho de seis quilômetros. Com o rosto e o corpo pintados, os índios fizeram um toré, que é uma dança típica, às margens da pista antiga em sinal de protesto.
O protesto foi realizado para cobrar do DNIT a realização das obras de benfeitoria na aldeia. Segundo os índios, o órgão federal teria se comprometido a fazer em troca da colocação das máquinas na área indígena.
Os karapotós pedem que o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, forneça máquinas e veículos para o trabalho agrícola, além da compra de cabeças de gado, a construção de uma casa de farinha e de uma barragem. Eles também cobram o apoio da Funai que, segundo os índios, participou das rodadas de negociação com o DENIT.
O coordenador da Funai em Maceió, Frederico Campos, disse que o órgão está acompanhando a elaboração do programa de compensação, firmado entre os índios e o DNIT, mas ainda faltam alguns ajustes para o início da execução. Nesta quarta-feira (07), o coordenador da Funai deve se deslocar até a aldeia para conversar com a tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário