MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de março de 2012

Projeto voluntário reduz taxa de analfabetismo na zona rual do Ceará


'Arca das Letras' disponibiliza biblioteca e incentiva a leitura no interior.
Segundo IBGE, 1,5 milhão de pessoas da zona rural do CE são analfabetas.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

O programa de alfabetização Arca das Letras tenta reduzir o número de analfabetos na zona rural do Ceará. O projeto leva bibliotecas e incentivo a leitura a cidades que têm poucas escolas e algumas sequer têm bibliotecas.
Há dois a Francinete da Silva recebeu uma estante com mais de dois mil livros. Ela transformou a própria casa em biblioteca e faz serviço voluntário de alfabetização. Os alunos recebem aula de reforço escolar e podem levar para casa os livros.
"Cada leitor tem uma ficha com o nome e dados. Cada livro que ele tira, a gente marca e ele devolve depois", explica a voluntária Francinete.
Além de livros, a Arca das Letras recebeu também revista em quadrinhos. Além da leitura, os estudantes encontram também um local de socialização lazer. Os jovens se divertem ainda com brinquedos educativos.
José Maurício Neto diz que melhorou o rendimento nas aulas após as visitas à Arca das Letras. "A gente lê para aprender e precisamos saber, né." Segundo o IBGE, cerca 1,5 milhão de pessoas que vivem na zona rural do Ceará são analfabetas, e o projeto de Francinete tem o objetivo de reduzir essa estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário