MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Programa recolhe embalagens de agrotóxicos no RS e em SC


Programa itinerante funciona em mais de 50 municípios.
Sindicato do Tabaco e Associação dos Fumicultores organizam.

Do Globo Rural

Mesmo já usadas, elas representam perigo, por isso, a cada safra o agricultor Milton Breunig repete o ritual para lavar as embalagens de agrotóxicos. Ele usa luvas, botas, máscara, equipamento de proteção completo. A lavagem deve ser feita três vezes e, depois de eliminar os resíduos, é hora de inutilizar as embalagens. Para o agricultor, a segurança vem sempre em primeiro lugar.
Desde 2002, uma lei obriga os agricultores a devolverem as embalagens tríplice lavadas de agrotóxicos ao comércio, mas no Sul do país, um programa facilita essa tarefa: um caminhão percorre o interior para recolher os recipientes.
O programa é destinado aos produtores de tabaco, mas as embalagens usadas em outras culturas também são recolhidas. Quem entrega os recipientes ganha recibos para serem apresentados aos órgãos de fiscalização ambiental, assim, é possível comprovar que a propriedade está livre de contaminação por resíduos químicos.
A coleta nas propriedades é feita uma vez por ano. O programa começou em 2000, dois anos antes de entrar em vigor a lei federal que obriga a devolução de embalagens.
O recolhimento vai até o dia 23 de maio em mais de 2600 localidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário