MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Programa de reeducação alimentar é implantado em escolas de Goiás


Iniciativa do Governo Federal pretende melhorar qualidade de vida de alunos.
Diretora afirma que rendimento de estudantes aumentou após o projeto.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Com o intuito de promover novos hábitos alimentares entre os estudantes da rede pública de ensino, a Secretaria da Educação do Estado de Goiás de Educação aderiu o Programa Saúde na Escola (PSE), lançado pelo Governo Federal, que visa proporcionar melhoria na qualidade de vida dos alunos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Goiânia, o sobrepeso e a obesidade desses estudantes aumentaram consideravelmente. Em cerca de 7,5 mil avaliações, 30% das crianças e adolescentes estavam acima do peso e 13,4% são considerados obesos. Por isso, os governos estadual e municipal implantaram o PSE nas escolas públicas.
Somente em Goiânia, 11 unidades participam do programa. Entre elas, a Escola José Carlos Pimenta, que fica no Povoado Vila Rica, comemoram os resultados entre os noventa alunos matriculados. “Depois que privilegiamos os legumes, verduras, frutas, grãos e derivados do leite na merenda as crianças estão mais espertas, dispostas e concentradas na sala de aula”, revela a diretora Fernanda Ribeiro.
A cozinheira Elzi Oliveira afirma que foram cortadas as refeições que contém doces, salgadinhos, frituras e refrigerantes. Ela explica o que está sendo utilizado nas três alimentações oferecidas durante o dia: “Fazemos merenda com carne bovina, macarrão, abóbora, chuchu, mandioca, cenoura e batata”, revela a cozinheira.
Acompanhamento
Segundo a diretora da Escola José Carlos Pimenta, os alunos passam por avaliação médica no postinho de saúde que fica ao lado da escola. O procedimento realizado duas vezes por ano tem na saúde dos estudantes. “Atualmente não temos nenhuma criança obesa. Dentre os 90 alunos, somente um está com sobre peso” revela a coordenadora de posto de saúde Janedith Braga.
Além disso, a coordenadora do Programa Saúde na Escola, em Goiânia, Joana Rego, revela. “Não trabalhamos somente as ações de combate à obesidade. Procuramos também orientar sobre a saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, violência, entre outros assuntos”.
Expansão
Em Rio Verde, no sudoeste do estado, mais de três mil alunos são atendidos pelo PSE. No entanto, as famílias também recebem orientações. “A família tem que estar incluída nesse processo, pois, eles também são responsáveis por preparar a comida das crianças”, comenta a enfermeira Juceni Maria Tomaz Santos.
Segundo a coordenadora do projeto no município, Deusdetina Alves Alecrim, o principal objetivo é incentivar as crianças a fazer uma alimentação de qualidade com legumes e verduras plantadas nas próprias escolas. “Aqui são cultivados vários tipos de hortifrutigranjeiros nos colégios municipais. Entre eles estão, alface, cenoura, cebola, rúcula, entre outros”, declara a coordenadora.
Na região, os alunos afirmam que tem o programa tem contribuído nos bons hábitos alimentícios. “Aprendi que tenho que comer frutas e fazer exercícios físicos”, relata a estudante de apenas 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário