MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de março de 2012

Produtores do MT apostam no crescimento da produção do girassol


A tecnologia e os produtos já estão disponíveis para o aumento da cultura.
Campo Novo dos Parecis é o maior produtor de girassol do Brasil.

Do G1 MT com informações da TV Centro América
Os produtores de girassol em Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros da capital Cuiabá, esperam aumentar a produção do grão na próxima safra. O município é o maior produtor nacional do grão. Além da produção, os agricultores estão de olho na produtividade do girassol. Para isso, estão investindo nas tecnologias já existentes .

A florada do girassol deve começar em 60 dias, mas as condições climáticas já animam os produtores. “Temos variedades novas chegando no mercado. Há muitos produtos que não tínhamos acesso, como o herbicidas”, disse o produtor Renato Birk, destacando melhorias no campo. Na propriedade dele foram reservados 600 hectares para o cultivo do girassol. O volume é 50% superior a área do ano passado. A expectativa é que sejam colhidas 30 sacas por hectare.
A produção colhida é vendida para uma esmagadora instalada no próprio município. “A dificuldade da cultura era a falta de logística. Montamos uma empresa formada por produtores. O óleo e o farelo do girassol são extraídos na própria indústria e comercializados na mesma região. Com isso, tivemos o aumento do preço dos produtos para os produtores”, enfatiza.
A estimativa para esta safra é que 85% da produção mato-grossense se concentre na região de Campo Novo do Parecis. Em todo o estado, a cultura deve ocupar mais de 30 mil hectares.
O produtor Flávio Giacometi, que planta 705 hectares de girassol em uma área antes ocupada pela soja, disse que ficou contente com a mudança. “A vantagem do girassol é com relação ao ciclo dela que é mais curto. Então podemos acabar a safra de soja e plantar milho, que é um ciclo mais longo, e o girassol como final de plantio para a segunda safra. O girassol também necessita de menos água”, explicou o produtor. O Giacometi está confiante com os resultados dessa segunda safra. “Esperamos valores bons neste ano para a comercialização do girassol. A expectativa é que a saca custe acima de R$ 45”, estimou Giacometi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário