MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Principal desafio do turismo no Brasil é competitividade, diz ministro


Setor precisa ser reconhecido como comércio exterior, diz Gastão Vieira.
Ele defende busca de maior fluxo de turistas da China, Índia e Rússia.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou nesta terça-feira (13) que o maior desafio para o turismo brasileiro é a necessidade de aumento da competitividade e a busca de novos fluxos de visitantes ao país.
Nosso maior desafio é a necessidade do aumento da competitividade da atividade turística"
Gastão Vieira, ministro do Turismo
Vieira destacou que as atividades turísticas representam atualmente 3,6% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) e que o número de 9 milhões de desembarques internacionais registrados em 2011 foi recorde. Ele afirmou, no entanto, que o Brasil continua com déficit na sua balança comercial de turismo, com os brasileiros gastando cada vez mais no exterior.

“Nosso maior desafio é a necessidade do aumento da competitividade da atividade turística, cujo indicador chave será a obtenção de uma relativa reversão do crescente fluxo internacional de turistas brasileiros ao exterior, ao lado do incremento do fluxo de turistas estrangeiros ao país”, afirmou o ministro, durante participação no Fórum Panrotas, que acontece em São Paulo com a participação de outros ministros de turismo da América Latina.

Vieira informou que irá pedir para que a presidente Dilma Roussef inclua o turismo na pauta do próximo encontro dos países do Brics (grupo dos emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), “cuja participação atual é pífia nos fluxos de turismo receptivo no Brasil”.

Entre as estratégias para aumentar a competitividade do turismo brasileiro, ele defendeu a remoção de obstáculos burocráticos, a desoneração do setor e o reconhecimento do setor como atividade típica de comércio exterior.

“Em breve teremos a regulamentação do setor com a implementação do cadastro de atividades e sistemas semelhante ao que ocorre com bens e serviços”, afirmou Vieira.

O ministro lembrou que está há apenas cinco meses no cargo, mas destacou que os investimentos em infraestrutura e políticas de estímulo ao setor permitirão que o país atenda bem o fluxo de turistas que deverão chegar nos próximos anos estimulados pela agenda de eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíadas.

“Os estádios estarão prontos, os aeroportos estarão prontos, não teremos problema de vagas em hotéis e em algumas cidades sede da Copa, vagas irão até sobrar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário