MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Prato com lama vulcânica é atração em festival de comida peruana no DF


Chef, que faz 1ª visita ao Brasil, se diz representante da cozinha de vanguarda.
Ele usa ingredientes tradicionais do Peru e novidades como nitrogênio.

Do G1 DF
O chef peruano Dennys Yupanqui está em Brasília para divulgar a gastronomia do seu país. A partir desta terça-feira (13) e até quinta, os brasilienses vão poder degustar o menu seis passos, criado pelo chef que é considerado o embaixador da comida do Peru.
Entre as novidades, um prato que utiliza uma argila comestível que o chef trouxe da cidade de Puno, no sudeste do país, às margens do Lago Titicaca. No exótico prato, a lama vulcânica envolve um purê de batata que fica com uma aparência de pedra porque o chef usa nitrôgenio líquido para finalizar o prato. “Ao colocar na boca, é possível sentir a casquinha crocante com a suavidade da batata”, descreve Yupanqui.
O menu elaborado por ele será apresentado no restaurante Taypá Sabores del Peru, somente durante o jantar, das 19h à meia noite ao preço de R$ 120,00 e R$ 90,00.
Prato com lama vulcânica é uma das atrações do encontro.  (Foto: Divulgação/RedeMet)Prato com lama vulcânica é uma das atrações do encontro de gastronomia. (Foto: Divulgação)
Apesar de praticar uma cozinha de vanguarda, o chef utiliza produtos tradicionais peruanos, os mesmos usados pelos seus ancestrais. Entre os destaques, estão as ervas da amazônia peruana, os frutos do mar e as batatas, uma especialidade local.
O Peru produz mais de quatro mil espécies de batatas, entre brancas, amarelas e negras, de diferentes tamanhos, formas e consistências. Foi de lá que, em 1570, os conquistadores espanhóis levaram as primeiras batatas para a Europa.
Ceviche, tradicional prato peruano  (Foto: Divulgação)Ceviche é um dos pratos tradicionais do Peru (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário