MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de março de 2012

Piscicultores de Sergipe produzem mais de 400 toneladas de peixes


Mais de cinquenta famílias se dedicam à produção de peixes no Estado.
Os peixes são levados vivos em tanques para feiras onde são vendidos.

Do G1 SE

Psicultores em Sergipe (Foto: Divulgação/Cohidro)Criação de peixes garante renda para várias famílias (Foto: Divulgação/Cohidro)
Em 2011 os piscicultores de Sergipe produziram e comercializaram 422 toneladas de peixes de espécies variadas, como a tilápia, o tambaqui e o peixe conhecido popularmente como xira. A produção é fruto de um projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), e tem a participação de 58 famílias em seis municípios sergipanos.
De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de Aquicultura e Pesca da Cohidro, Francisco Farias, a iniciativa visa dar apoio aos pequenos criadores proporcionando geração de renda. “Há 14 anos temos apoiado o desenvolvimento da piscicultura no interior do Estado, prestando assistência técnica aos pequenos produtores e oferecendo novas tecnologias através de cursos, palestras, treinamentos e reuniões. A empresa também acompanha e orienta as associações de criadores na comercialização de sua produção, seja em feiras livres, supermercados, ou através da venda direta para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, destaca.
A criação de peixes pode acontecer em viveiros escavados, como no povoado Colônia 8, no município de Neópolis, onde 29 famílias se dedicam à atividade. Mas o mais comum é a produção em tanques-rede, espécies de gaiolas que ficam mergulhadas no lagos formados pelas barragens. Neste último cenário, ganha destaque o povoado Serra das Minas, em Campo do Brito, onde o Governo do Estado, através da Cohidro, mantém uma unidade modelo do projeto.
No local, é possível acompanhar todo o processo de criação dos peixes. Localizado na barragem Poção da Ribeira, o projeto de produção de tilápias da Associação de Criadores de Peixes da Barragem de Campo do Brito revela, de forma prática, a viabilidade da piscicultura racional. São 12 famílias de trabalhadores rurais integrando a associação, todas residentes no povoado.
Experiência
Além dos bons números atingidos na produção, outro aspecto interessante do projeto é a comercialização que promove uma experiência diferente aos consumidores, que podem escolher os peixes ainda vivos. Eles são levados para as feiras livres em tanques e após feita a escolha, o peixe então é descamado, pesado e preparado para o consumo. “Essa realidade acontece na feira livre de Itabaiana e é um sucesso. Quem realiza é uma associação de produtores do município de Areia Branca, a Acripa. É uma forma de cativar a clientela”, diz Farias.
Perspectivas
Além dos seis grupos de famílias atendidas e em plena produção, outros devem ser beneficiados ainda este ano com a implantação de novos projetos. “Existem projetos em análise e em fase de liberação de recursos. Com a aprovação, outras 42 famílias serão beneficiadas ainda este ano, e a produção deve se aproximar das 700 toneladas”, prevê Farias.
O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, parabenizou a todos os envolvidos no projeto de piscicultura. “Essa é uma luta de 14 anos do nosso agrônomo Farias. Parabenizo não só a ele, mas a todos aqueles que se dedicam a esta atividade. Fico impressionado com a forma como eles trabalham e também com a visão de comercialização”, destaca Bodano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário