MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

PF apreende armamento em área de conflitos entre índios e fazendeiros


Região no sul da Bahia é alvo de disputa por posse propriedades rurais.
Desde o início do ano, 48 fazendas foram invadidas por indígenas.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

A Polícia Federal de Ilhéus, na região sul da Bahia, já cumpriu 15 dos 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça a partir de denúncias de que fazendeiros estariam sendo expulsos de suas terras por índios armados. Os mandados visam localizar armamentos e impedir conflitos na área de Itaju da Colônia. Na manhã desta sexta-feira (9), duas equipes da PF atuam para execeutar os demais mandados.
Segundo a delegacia federal responsável pelas investigações, foram recolhidas espirgandas, revólveres e munição. O material foi encaminhado para perícia. Os policiais receberam reforço da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe). Índios e fazendeiros disputam 54 mil hectares de terras. Desde o início do ano, 48 fazendas foram invadidas por indígenas.
Para a Fundação Nacional do Índio (Funai), todo o território alvo das disputa entre índios e fazendeiros em Itaju do Colônia faz parte de uma reserva indígena demarcada em 1936. Os fazendeiros, a maioria com títulos de posse dados pelo estado a partir da década de 40, contestam e também reinvindicam a posse.
A ação que deve decidir com quem ficam as terras está no Supremo Tribunal Federal (STF). Os índios dizem que são os donos das terras e querem que o Supremo anule os títulos de propriedade obtidos pelos fazendeiros.
Na quinta-feira (8), as buscas começaram por uma propriedade que fica nas proximidades do município de Pau Brasil. Só os policiais tiveram acesso ao local. Depois de quase um hora de trabalho, eles deixaram uma propriedade rural sem nenhum material apreendido. Em outra fazenda, os agentes encontraram sinais de vandalismo. Havia uma casa totalmente destruída. Só uma parte da construção estava de pé. No meio dos encombros, foram encontradas roupas e suplementos para alimentar o gado. Nenhum índio foi encontrado no local.
O índio Cléber Pataxó conta que pistoleiros expulsaram os índios e atearam fogo na casa. "A gente podia entrar e sair se não houvesse conflito. Eles [os pistoleiros] queimaram tudo, meus documentos foram queimados e quando nós retornamos já estava tudo no chão", afirma.
Os fazendeiros negam as acusações dos índios e reclamam dos prejuízos causados pelas últimas invasões.
A região disputada tem 20 mil cabeças de gado registradas pela  Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaju do Colônia, quatro mil bovinos estão desaparecidos.
"Eu individualmente já conto aproximadamente R$ 230 mil, considerando a quantidade de gado que eu tenho, as perdas de peso, de ganho de peso, e as despesas outras que eu tenho com vaqueiros para manter esse rebanho em várias propriedades", disse o fazendeiro Dirvan Fernandes sobre os prejuízos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário