MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Países da zona do euro pressionam Espanha a reduzir déficit


Eurogrupo pediu pediu esforço adicional da ordem de 0,5% do PIB.
Governo havia anunciado meta revisada de 5,8% do PIB.

Do G1, com France Presse
Os países da Zona do Euro defenderam nesta segunda-feira (12) que a Espanha reduza a meta de déficit orçamentário para 2012, de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) para 5,3%, segundo um comunicado divulgado ao final de uma reunião dos ministros das Finanças, nesta segunda-feira (12), em Bruxelas.
"Achamos que a Espanha deva fazer um esforço maior", diz a nota dos ministros europeus. "O Eurogrupo avalia que a correcção do déficit deve ser assegurada por um esforço adicional da
ordem de 0,5% do PIB", destacou o comunicado.
Os ministros elogiaram, no entanto, o compromisso do governo espanhol de um déficit abaixo de 3% do PIB em 2012.
A Espanha pegou de surpresa os parceiros dos 17 países que adotaram o euro, anunciando no início de março um déficit público para 2012 de 5,8% bem superior ao objetivo inicialmente anunciado, de 4,4%.
Os ministros das Finanças, reunidos em Bruxelas, sob a presidência de Jean-Claude Juncker, pediram explicações sobre a situação ao ministro espanhol, Luis de Guindos.
A Espanha, quarta economia da Zona do Euro, argumentou que a meta de déficit de 4,4% foi acertada num contexto diferente. Naquele momento previa-se crescimento para o país em 2012, e o fechamento de 2011 com um déficit de 6%.
No entanto, a própria Comissão Europeia previu recessão para a economia espanhola neste ano, ao mesmo tempo em que Rajoy anunciou pouco depois de assumir o comando, que o país finalizou 2011 com um déficit de 8,5%, bem superior ao estimado pelo governo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário