MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Orquestra Sinfônica de SP ganha mulher regente pela primeira vez


Norte-americana Marin Alsop vai ditar ritmo dos músicos por cinco anos.
Temporada de 2012 da Osesp estreia nesta quinta-feira (8).

Do G1 SP

No Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo estreia nesta quinta-feira (8) a temporada de 2012 com uma novidade. Uma mulher regente assume o comando dos músicos pela primeira vez na história de uma das mais importantes orquestras do país.
Elas marcam presença, mas ainda são minoria na Osesp. Dos 107 músicos, só 30 são mulheres. E quem entra nesse concorrido time tem que encarar uma rotina difícil. “Levo meus filhos para a escola, venho para cá, estudo antes de começar o concerto. Depois, a gente tem os dois ensaios de terça e quarta. Praticamente passo o dia inteiro com o instrumento comigo”, diz a violoncelista Maria Luisa Cameron.
Depois de 57 anos de existência, pela primeira vez a Orquestra Sinfônica de São Paulo passa a ter seu cargo mais importante, o de regente titular, ocupado por uma mulher. A norte-americana Marin Alsop já está a postos e vai ditar pelos próximos cinco anos o ritmo dessa talentosa tropa de músicos.
Currículo é o que não falta para ela. Marin coleciona prêmios. Foi a primeira mulher a dirigir uma grande orquestra nos Estados Unidos, a de Baltimore, e também a primeira a receber o Conductor's Award, dedicado ao melhores regentes do planeta. “Eu sinto, todo dia, uma enorme gratidão, porque isso é o que eu sempre quis fazer", diz.
Para sua primeira apresentação, Marin Alsop já preparou uma homenagem para o público. Um hino brasileiro com sotaque especial. Considerada uma das mais importantes regentes do mundo, ela dá um conselho para as mulheres. “O mais importante é não desistir. Ser perseverante. Continuar tentando. E se não deixarem você entrar pela porta da frente, é só dar a volta e entrar pela janela”, brinca.
A regente titular vai apresentar esse mesmo concerto no Parque da Independência neste domingo (11) às 11h. A entrada é grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário