MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Orquestra de viola caipira mantém viva a tradição do instrumento no PR


Time conta com quase 50 músicos, desde crianças até idosos.
Grupo foi formado há dois anos e é regido pelo maestro Edson Murari.

Do G1 PR com informações da RPC TV
A Orquestra de Viola Caipira São Domingos, de Londrina, no norte do Paraná, busca manter viva a história de um dos instrumentos mais conhecidos na música popular brasileira. Formada há dois anos, ela reúne desde crianças - como João Vitor, de nove anos – até gente com os cabelos já grisalhos.
Veja a reportagem do
Caminhos do Campo, da RPC TV

No início, a orquestra regida pelo maestro Edson Murari Lima começou pequena. Mas com o tempo, ganhou vários adeptos. Atualmente, são mais de 50 músicos dedilhando os instrumentos e levando os ouvintes a lembrar da música da roça. “A viola está presente na minha vida desde criança. Na época da Folia de Reis, na época do sítio, a gente já teve esse contato desde criança e faz parte [de nós, músicos] até hoje”, conta o maestro.
Além de João Vitor, que começou a tocar após assistir aos ensaios do pai na orquestra, Lara Lima, de oito anos, conta que começou a tocar o instrumento em casa, com as lições do pai, que ensina o instrumento. “Ele começou a ensinar, aí eu comecei a gostar e participar dos ensaios”, conta a menina, que também já toca como gente grande.
Outro que aprendeu a tocar há pouco tempo foi Luis da Costa. Nascido no campo e em uma família com vários músicos, ele revela que só aprendeu a viola caipira aos 57 anos. Atualmente com 60, ele participa da orquestra. “Toda a vida eu tive interesse por instrumentos. Mas não tive a oportunidade de comprar e ter em casa. No tempo do meu pai, ele tinha, só que quase não sobrava tempo por causa do trabalho”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário