MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de março de 2012

Ora-pro-nóbis chega a Santa Catarina e é usada na produção de farinha


Folhas são conhecidas como carne de pobre pelo alto teor de proteína.
Aprenda uma receita de pão de ora-pro-nóbis, mais nutritivo que o tradicional.

Do Globo Rural
Uma planta que dá frutos, mas o bom mesmo é comer as folhas, e que é muito conhecida em Minas Gerais. É a ora-pro-nóbis. Só que ela não se encontra só em terras mineiras. Na cidade de Portobelo, a 60 km de Florianópolis, em Santa Catarina, o sítio Flora Bioativa investe no cultivo desta planta.
O galho é todo cheio de espinhos, que nascem até nos frutos. Isso porque o ora-pro-nóbis é uma hortaliça da família das cactáceas, parente do cacto. Originária da região seca da Flórida, nos Estados Unidos. Em função dos espinhos, a colheita tem que ser feita com muito cuidado.
A Pereskea aculeata ganhou o nome popular de ora-pro-nóbis, que em latim significa "rogai por nós". Segundo a lenda, costumava ser colhida no quintal de uma igreja enquanto o padre rezava.
O ora-pro-nóbis também é conhecido como carne de pobre por causa do seu alto teor de proteína, 25%. Por isso entrou para a lista de plantas bioativas, ou medicinais, estudadas pela Epagri, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

“Além da proteína, ela é rica em vitamina A, B e C, magnésio, fósforo e cálcio. É uma planta bastante rústica e dá em qualquer solo. A partir dos três meses, a cada 90 dias se recomenda uma poda para os plantios comerciais. Para a dona de casa ou pequeno agricultor que não visa a ora-pro-nóbis como renda, mas só para consumo, não precisa conduzir. Se quiser usar como cerca viva dá para aproveitar a cerca que tiver na propriedade”, diz Marcio Palhiano, técnico agrícola.

No sítio Flora Bioativa, foram plantados 600 pés em três fileiras, com espaçamento de dois metros entre linhas e 50 centímetros entre plantas.
“Colocamos um arame em linha. Fizemos as conduções e, conforme ela vai se desenvolvendo, a gente vai levantando mais fios. Até uma altura que seja razoável para gente poder manusear do chão sem escada.”, explica Edemir Martinhago, produtor rural.
Farinha da folha
A maneira mais tradicional de servir o ora-pro-nóbis é refogado com carne, também pode ser consumida na salada. Com uma produção de cinco toneladas de folha por hectare, a produtora rural Noeli Pinheiro resolveu comercializar como farinha. Para facilitar o armazenamento, ela lava a folha, deixa escorrer numa peneira para tirar o excesso de água e coloca numa desidratadora para secar. “Pode utilizar também o forninho elétrico. Coloca numa forma, bem esparramada e bota a 50 graus por 60 minutos”, ensina Noeli.

As folhas secas vão para um triturador, que também pode ser substituído em casa pelo liquidificador. Para preparar 1 kg de farinha, são necessários 10 kg de folhas de ora-pro-nóbis.
Pão de ora-pro-nóbis
Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
300 ml de leite
150 ml de água
50 g de folha de ora-pro-nóbis em pó
3 gemas
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Coloque cada ingrediente, deixando a farinha por último. Misture bem. Sove a massa para ficar com boa consistência e bem homogênea. Na forma, deixe descansar até a massa crescer. Coloque no forno alto por 40 minutos.
Por fora ele fica menos verde do que a massa, mas por dentro fica com a cor da folha. Quem gosta do pão tradicional não vai estranhar muito e ao mesmo tempo está comendo um alimento mais nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário